Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Vivências académicas, Suporte Social

Resumo

O estudo pretende analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior do Brasil e de Portugal, suas vivências académicas e perceção de suporte social. Para tanto, escutou-se os estudantes e aplicou-se o Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Participaram nove estudantes com deficiência da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doze da Universidade do Algarve (UAlg). Segundo os resultados, estes estudantes apresentam uma perceção positiva acerca da sua inclusão na universidade, porém um défice na perceção do suporte social. Assinala-se a necessidade que as suas vozes sejam ouvidas e que as instituições de Ensino Superior invistam no desenvolvimento de redes de apoio e suporte aos estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Ciantelli, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp, Bauru. Universidade Estadual Paulista (Pós-doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp, Bauru) Bauru, São Paulo, Brasil.

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve - Portugal

Doutora em Psicologia da Educação, UAlg, Algarve. Universidade do Algarve (Professora Auxiliar, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, UAlg, Algarve), Faro, Algarve, Portugal.

Lúcia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Livre-docente em Psicologia da Educação, Unesp, Bauru. Universidade Estadual Paulista (Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Apren-dizagem, Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru), Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

CIANTELLI, A. P. C.; MARTINS, M. H.; LEITE, L. P. Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71966. Acesso em: 22 dez. 2024.

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