Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Vivências académicas, Suporte Social

Resumo

O estudo pretende analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior do Brasil e de Portugal, suas vivências académicas e perceção de suporte social. Para tanto, escutou-se os estudantes e aplicou-se o Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Participaram nove estudantes com deficiência da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doze da Universidade do Algarve (UAlg). Segundo os resultados, estes estudantes apresentam uma perceção positiva acerca da sua inclusão na universidade, porém um défice na perceção do suporte social. Assinala-se a necessidade que as suas vozes sejam ouvidas e que as instituições de Ensino Superior invistam no desenvolvimento de redes de apoio e suporte aos estudantes com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Ciantelli, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp, Bauru. Universidade Estadual Paulista (Pós-doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp, Bauru) Bauru, São Paulo, Brasil.

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve - Portugal

Doutora em Psicologia da Educação, UAlg, Algarve. Universidade do Algarve (Professora Auxiliar, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, UAlg, Algarve), Faro, Algarve, Portugal.

Lúcia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Livre-docente em Psicologia da Educação, Unesp, Bauru. Universidade Estadual Paulista (Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Apren-dizagem, Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru), Bauru, São Paulo, Brasil.

Referências

AlMEIDA, L. S. Transição, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v.15, n.2, p. 203-215, 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/61900707.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

ALMEIDA, L. S.; FERREIRA, J. A.; SOARES, A. P. QVA-r – Questionário de Vivências Académicas (versão reduzida). Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2001. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12110/1/QVA%26QVAr%2C%202006.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

ALMEIDA, L. S.; GUISANDE, M. A.; SOARES, A. P. Acesso e Sucesso no Ensino Superi-or em Portugal: questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n. 3, p. 507-514, 2006. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12095/1/Almeida%2C%20Guisande%2C%20Soares%20%26%20Saavedra%2C%202006.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-79722006000300020.

ALT, D. Constructivist learning and openness to diversity and challenge in higher educa-tion environments. Learning Environments Research, v. 20, n.1, p. 99–119, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10984-016-9223-8. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10984-016-9223-8.

ARAÚJO, A. M.; SANTOS, A. A.; NORONHA, A. P.; ZANON, C.; FERREIRA, J. A.; CA-SANOVA, J. R.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: um estudo com alunos do primeiro ano. Revista de Estudios e Investigación em Psicologia y Educación, v.3, n. 2, p. 102-111, 2016. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2016.3.2.1846. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1846.

BALTARU, R. D. Universities’ pursuit of inclusion and its effects on professional staff: the case of the United Kingdom. Higher Education, v. 77, p. 641–656, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-018-0293-7.Acesso em: 10 jan. 2023 DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-018-0293-7.

BIALKA, C. S.; BROWN, K. S.; MORRO, D.; HANNAH, G. On their LEVEL: How par-ticipation in a university student group shapes members’ perceptions of disability. Journal of Diversity in Higher Education, v. 10, n.2, p.117–135, 2017. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fdhe0000019. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1037/dhe0000019.

CAPLAN, G. Support Systems and Community Mental Health. New York: Behavioral Publica-tions, 1974.

CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3): 413-428, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/xThwG4TvvVT86tFY9cG66nN/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008.

CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P.; NUERNBERG, A. H. Atuação do psicólogo nos “nú-cleos de acessibilidade” das universidades federais brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, 21(2): 303-311. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VSKtKF6XZP4z96Fghb7RMGv/?lang=pt. Acesso em:10 jan. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121119

CORY, R. C. Disability services offices for students with disabilities: A campus resource. New Directions for Higher Education, v.154, p. 27–37, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/he.431. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/he.431.

FERNANDES, I. O papel do suporte social e do bem-estar psicológico no processo de tran-sição para o Ensino Superior de alunos cabo-verdianos inscritos nas comunidades académi-cas do Algarve e de Coimbra. Dissertação de Mestrado, Universidade do Algarve, Faro, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10961/4908. Acesso em: 10 jan. 2023.

FORBER-PRAT, A. J. ; ZAPE, M. P. Disability identity development model: Voices from the ADA-generation. Disability and health journal, v. 10, n. 2, p. 350–355, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1936657416301881?via%3Dihub. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dhjo.2016.12.013.

GRANADO, J. I. F.; SANTOS, A. A. A.; ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; GUISANDE, M. A. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, v.4, n.2, p. 33-43, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/12089. Acesso em: 10 jan. 2023.

HERRIDGE, A. S. First-Year Performance: Students with Disabilities Transitioning to College from High School. College Student Affairs Leadership, v.4, n.1, p. 1-4, 2017. Dis-ponível em: http://scholarworks.gvsu.edu/csal/vol4/iss1/4. Acesso em: 10 jan. 2023.

LOMBARDI, A.; MURRAY, C.; KOWITT, J. Social support and academic success for col-lege students with disabilities: Do relationship types matter? Journal of Vocational Rehabili-tation, v. 44, n. 1, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://content.iospress.com/articles/journal-of-vocational-rehabilitation/jvr776. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.3233/JVR-150776.

MARTINS, M. H., BORGES, L.; GONÇALVES, T. Estudantes com NEE no Ensino Supe-rior: A resposta institucional na Universidade do Algarve. In Univers(al)idade. Estudantes «não tradicionais» no Ensino Superior: Transições, Obstáculos e Conquistas. Marques, J. F., Martins, M. H., Doutor, C., & Gonçalves, T. (Orgs.): 43-55, 2016. ISBN: 978-989-8472-65-6

MELERO, N.; MORIÑA, A.; LÓPEZ-AGUILA, R. Life-Lines of Spanish Students with Disabilities during their University Trajectory. The Qualitative Report, v. 23, n. 5, p.1127.1145, 2018. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3092&context=tqr. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2018.3092.

MOREIRA L. C.; BOLSANELLO, M. A.; SEGUER, R. G. Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar em Revista, v. 41, p.125-143, jul./set., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RmyQMDhnxLSdSfMw7n6WjzH/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300009.

MOURA, F. R.; FACCI, M. D. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configu-rações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n.3, p. 503-514, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/dT7xSFQXYrzrdJzXDGnbRfc/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036.

OLIVATI, A. G. Percepção do suporte social e trajetória académica de estudantes com transtornos do espectro autista em uma universidade Pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2017.

OLIVEIRA, R. E. C.; MORAIS, A. Vivências académicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 24, p. 547-568, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v24n57/2238-2097-repub-24-57-00547.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

RODRIGUEZ, M. S.; COHEN, S. Social support. Encyclopedia of mental health. New York, 3, NY: Academic Press, 1988.

SANTOS, E.; GONÇALVES, M.; RAMOS, I.; CASTRO, L.; LOMEO, R. Inclusão no En-sino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o in-gresso à universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 28, n.2, p. 251-270, 2015. Disponí-vel em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7741. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.7741.

SCHLEICH, A. L. R. Integração na educação superior e satisfação académica de estudantes in-gressantes e concluintes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2006.

SILVA, I. M. A.; DORE, R. A evasão de estudantes com deficiência na rede Federal de edu-cação profissional em Minas Gerais. Revista Educação Especial, v., n.1, p. 203-214, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/19152. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19152.

SIQUEIRA, M. M. M. Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social. Psicologia em Estudo, v.13, n.2, p. 381-388, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/ws8mnBytsC6GFQ7pdMMQbgL/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200021.

SOARES, A. B.; MOURÃO, L; SANTOS, A. A.; MELLO, T. V. Habilidades Sociais e Vi-vência Académica de Estudantes Universitários. Interação em Psicologia, v. 19, n.2, p. 211-223, 2016. Disponível em: https://research.amanote.com/publication/_Y8_1HMBKQvf0Bhi9jYD/habilidades-sociais-e-vivncia-acadmica-de-estudantes-universitrios. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v19i2.31663.

TINTO, V. Stages of Student Departure: Reflections on the Longitudinal Character of Student Leaving, The Journal of Higher Education, v. 59, n.4, p. 438-455, 1988. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00221546.1988.11780199. Acesso em: 10 jan. 2023.

THOIT, P. A. Conceptual, methodological, and theoretical problems in studying social support as a buffer against life stress. Journal of Health and Social Behavior, v. 23, n.2, p. 145–159, 1982. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2136511?origin=crossref&typeAccessWorkflow=login. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.2307/2136511.

YSSEL, N.; PAK, N.; BEILKE, J.A Door Must Be Opened: Perceptions of Students with Disabilities in Higher Education. International Journal of Disability, Development and Edu-cation, v. 63, n. 3, p. 384-394, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1034912X.2015.1123232?journalCode=cijd20. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/1034912x.2015.1123232.

ZAMPAR, J. A. S. Integração à universidade na percepção de estudantes com deficiência. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos, UFS-CAR, São Carlos, 2015.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

CIANTELLI, A. P. C.; MARTINS, M. H.; LEITE, L. P. Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71966. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA