Apresentação do Dossiê - “Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-69995

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Luso-brasileiras, Acessibilidade, Inclusão, Ensino Superior

Resumo

O Dossiê “Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior” congrega artigos e entrevista cuja temática se debruça nas questões da entrada e permanência de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior do Brasil e Portugal, bem como nas ações de acessibilidade promovidas pelas IES e nas problemáticas vivenciadas por este público. A educação de todas as pessoas é um direito assegurado em documentos internacionais e firmado por instrumentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Convenção contra a Discriminação na Educação (1960), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), entre outros.

Biografia do Autor

  • Valéria Peres Asnis, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutora em Educação Especial. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • José Miguel Nogueira, Instituto Universitário de Lisboa - Portugal

    Doutor em Políticas Públicas. Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal.

  • Nuno Nunes, Instituto Universitário de Lisboa - Portugal

    Doutor em Sociologia. Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal.

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Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Como Citar

ASNIS, Valéria Peres; NOGUEIRA, José Miguel; NUNES, Nuno. Apresentação do Dossiê - “Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior”. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 961–968, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-69995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69995. Acesso em: 10 maio. 2025.