A sobralização do Brasil começa pelo sistema de escrita: a alfabetização gerenciada pelos setores privados no município de Vila Velha/ES
La sobralización de Brasil comienza con el sistema de escritura: alfabetización gestionada por los sectores privados en el municipio de Vila Velha/ES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68713Palavras-chave:
Estado Integral, Aparelhos Privados de Hegemonia (APH), Alfabetização, Vila Velha, PAIC, GerencialismoResumo
Este estudo trata da atuação do Lyceum Consultoria Educacional e da Associação Bem Comum (ABC) na Secretaria Municipal de Educação do município de Vila Velha/ES na implementação de políticas de gestão da alfabetização. Buscou-se observar os modos como o controle de resultados quantificáveis da alfabetização vêm se modificando e quais reducionismos característicos das avaliações em matemática e língua portuguesa ganham mais notabilidade com a inserção do acesso remoto. Isso ocorre em um rigoroso procedimento administrativo e informatizado de cobrança que flui desde a gestão escolar, de acordo com o modelo de avaliação unilateral em larga escala orientado pelas/para as demandas do capital. Pela similaridade e decorrência direta, traçamos um paralelo entre Vila Velha e a política operada no estado do Ceará denominada PAIC – Programa Alfabetização na Idade Certa. Ademais, foram consideradas as repercussões formativas e político-ideológicas dessas políticas para a classe trabalhadora.
Downloads
Métricas
Referências
ALGEBAILE, E. Escola Pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009.
BEM COMUM. Associação Bem Comum. Planejando as políticas educacionais: Vila Velha – ES (plano de ação), 2022.
BEM COMUM. Associação Bem Comum. Programa Educar pra Valer. s. d. Disponível em: https://abemcomum.org/programa-educar-pra-valer/. Acesso em 07 dez. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais: a experiência de Sobral/CE. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
BRAVO, M. H. A.; Vanda Mendes RIBEIRO, V. M.; CRUZ, M. C. M. T. O programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) segundo artigos acadêmicos brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2910-2932, set./dez. 2021. e- ISSN:1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15560.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) no Ceará. Secretaria da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Fortaleza: SEDUC, 2012.
CHAVES, P. M. Uma base para a semiformação socializada: a vulgarização da crítica como estratégia de produção do consenso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37, e228059, 2021.
CONSULTORIA LYCEUM. Lyceum Consultoria Educacional Ltda. Nosso Time. S. d. Disponível em: https://consultorialyceum.com.br/. Acesso em 01 jun. 2022.
EDUCAR PRA VALER. Programa Educar pra Valer. S. d. Disponível em:
https://educarpravaler.caedufjf.net/avaliacao-educacional/educar-para-valer/. Acesso em 01 jun. 2022.
EVANGELISTA, O. De protagonistas a obstáculos: aparelhos privados de hegemonia e conformação docente no Brasil. Revista Outubro. Vol. 35. 2022. pp. 164-194
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, L.C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 3. Maquiavel, notas sobre o Estado e a política. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MORTATTI, M. R. L. Brasil, 2091: notas sobre a “política nacional de alfabetização”. Revista Olhares, v. 7, n.3, nov. 2019.
OLIVEIRA, J. E.; ROSSI, J. R. D. Lyceum Consultoria Educacional Ltda. Artigo: O que fazem as boas escolas. p. 1-5. S. d. Disponível em: https://consultorialyceum.com.br/o-que- fazem-boas-escolas/. Acesso em 01 jun. 2022.
OLIVEIRA, J. E.; ROSSI, J. R. D. Orientações Gerais – Língua Portuguesa e Matemática
– 1º ano. Sobral: Lyceum Consultoria Educacional Ltda, 2021.
SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21–38, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4359. Acesso em: 14 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.