Acessibilidade e inclusão no ensino superior: experiências e desafios à permanência de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68708

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoas com deficiência, Experiências, Visibilidades

Resumo

A temática da acessibilidade no ensino superior começa a ganhar destaque na medida em que se eleva o número de pessoas com deficiência nas universidades. Dentre as possíveis abordagens que tratam as dimensões de acessibilidade e inclusão e reafirmam o direito à educação para todos, consideramos que as perspectivas e experiências trazidas pelas pessoas com deficiência necessitam ganhar espaço, visibilidade e compreensão no meio científico e na sociedade. Propomos refletir sobre como se dá a acessibilidade e como a sua ausência impõe às pessoas com deficiência fronteiras e limites ao acesso e à permanência no ensino superior. Para tanto, utilizamos narrativas de pessoas com deficiência com a metodologia da fonte oral, como possibilidade de compreensão e de se pensar a inclusão desses estudantes. As análises apontam alguns avanços, mas ainda há muitos enfrentamentos impostos às pessoas com deficiência em suas experiências no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Aleska Trindade Lima, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Mestranda em História. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Maria Andréa Angelotti Carmo, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutora em História Social. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Como Citar

LIMA, Aleska Trindade; CARMO, Maria Andréa Angelotti. Acessibilidade e inclusão no ensino superior: experiências e desafios à permanência de pessoas com deficiência . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1132–1150, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68708. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68708. Acesso em: 21 abr. 2025.