Presença da Nova Gestão Pública na educação básica do Distrito Federal - 2007-2020
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62095Palavras-chave:
Educação Básica, Gerencialismo, Gestão da Educação no Distrito Federal, Parcerias público-privadoResumo
O artigo analisa circunstâncias históricas que gestaram a Nova Gestão Pública (NGP), seus fundamentos, finalidades e caraterísticas, na esteira da expansão das políticas neoliberais conduzidas por grupos econômicos, empresários e governos neoconservadores ávidos por crescimento econômico. Amparado nas produções científicas de portais eletrônicos e na legislação federal e distrital considera que as instituições sociais estão sendo reestruturadas sob a lógica da racionalidade, da flexibilidade, da competitividade e da privatização nos serviços públicos. Aponta que no Distrito Federal governo e entusiastas dos princípios empresariais na Educação Básica adotaram mecanismos jurídicos, políticas de regulação e parcerias público-privadas que coexistem com os valores e princípios democráticos.
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