Presença da Nova Gestão Pública na educação básica do Distrito Federal - 2007-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62095

Palavras-chave:

Educação Básica, Gerencialismo, Gestão da Educação no Distrito Federal, Parcerias público-privado

Resumo

O artigo analisa circunstâncias históricas que gestaram a Nova Gestão Pública (NGP), seus fundamentos, finalidades e caraterísticas, na esteira da expansão das políticas neoliberais conduzidas por grupos econômicos, empresários e governos neoconservadores ávidos por crescimento econômico. Amparado nas produções científicas de portais eletrônicos e na legislação federal e distrital considera que as instituições sociais estão sendo reestruturadas sob a lógica da racionalidade, da flexibilidade, da competitividade e da privatização nos serviços públicos. Aponta que no Distrito Federal governo e entusiastas dos princípios empresariais na Educação Básica adotaram mecanismos jurídicos, políticas de regulação e parcerias público-privadas que coexistem com os valores e princípios democráticos.

Biografia do Autor

  • Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília - Brasil

    Professora Titular da Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal.

  • Ricardo Gonçalves Pacheco, Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal

    Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal. Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua

Como Citar

SILVA, Maria Abádia da; PACHECO, Ricardo Gonçalves. Presença da Nova Gestão Pública na educação básica do Distrito Federal - 2007-2020. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1245–1262, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-62095. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62095. Acesso em: 8 maio. 2025.