A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Clarice Carolina Ortiz de Camargo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Olenir Maria Mendes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n2a2013-24825

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa. A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir como política pública para a Educação Básica e Superior.

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Biografia do Autor

Clarice Carolina Ortiz de Camargo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, professora da Universidade Federal de Uberlândia 

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

CAMARGO, C. C. O. de; MENDES, O. M. A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v2n2a2013-24825. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas e Práticas de Avaliação