AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n2a2013-24782

Resumo

O presente artigo apresenta dados da pesquisa de doutorado concluída em 2012, intitulada "Avaliação institucional no ensino fundamental: a participação dos estudantes". O objeto de estudo foi a análise de como a participação dos estudantes de escolas públicas, da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Campinas/SP, inseridas num processo de Avaliação Institucional Participativa - AIP pode contribuir para os processos de qualificação da escola. Para discutir a influência da política da AIP na inserção dos estudantes no processo de discussão da qualidade da escola analisamos como a avaliação sistêmica tem sido concebida pela política atual como mecanismo de regulação da qualidade educacional. Em seguida, refletimos sobre a possibilidade de a escola, por meio da AIP, se constituir como instância de contrarregulação, no sentido de lutar pela qualidade educacional comprometida com a formação/educação dos estudantes. Por constatarmos que não existe um acúmulo de experiências de avaliação institucional no ensino fundamental, trouxemos para o debate o processo de implantação da AIP na Rede Municipal de Campinas, pois entendemos que esta experiência pode contribuir para o alargamento de reflexões sobre a necessidade e a possibilidade deste nível de ensino reagir propositivamente ante as imposições das políticas de avaliação externa e produzir uma qualidade referenciada no direito de as crianças e adolescentes das camadas populares efetivamente aprenderem. 

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Biografia do Autor

Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP 

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

COSTA, M. S. F. P. M. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v2n2a2013-24782. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24782. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas e Práticas de Avaliação