A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n1a2013-24061

Resumo

RESUMO: O presente artigo buscar apresentar uma discussão envolvendo a área da formação de professores e o campo das relações raciais no Brasil a partir das implicações da Lei 10.639 para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Temos um número significativo de produções nos dois campos supracitados, no entanto, a partir de um recorte conjunto das duas temáticas há uma incipiente produção. Nesse sentido, buscaremos refletir sobre as relações raciais no Brasil enquanto um componente curricular importante, pois se constituiu também enquanto saberes/conhecimentos necessários para "o ensinar" visando à formação de cidadãos críticos e que tenham a possibilidade de aprender a conviver com as diferenças que compõem nossa sociedade.

ABSTRACT: This article seek to present a discussion involving the area of teacher education and the field of race relations in Brazil from the implications of the Law 10,639 for the initial training and continuing education of teachers. We have a significant number of production activities in the above two fields, however, from a set of two clipping issues is an incipient production. Accordingly, we will seek to reflect on race relations in Brazil as an important curricular component, since it was also as knowledge /expertise to "teach" aimed at training and critical citizens who have the ability to learn to live with the differences that make up our society.

RÉSUMÉ: Cet article cherche à présenter une discussion portant sur le domaine de la formation des enseignants et le domaine des relations raciales au Brésil par les conséquences de la loi 10.639 pour la formation initiale et la formation continue des enseignants. Nous avons un nombre important d'activités de production dans ces deux domaines, cependant, à partir d'un ensemble de deux questions d'écrêtage est une production naissante. En conséquence, nous chercherons à réfléchir sur les relations raciales au Brésil comme une composante importante du curriculum, puisque c'était aussi la connaissance /expertise pour «enseigner» vise à former des citoyens critiques et qui ont la capacité d'apprendre à vivre avec les différences qui composent notre société.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AIRES, J. M. M. P. Identificações indígenas e negras no universo infantil tapeba.

In: Revista Negro e Educação. n.2. 2002. p.171-184.

ANDRADE, I. P. de. Construindo a auto-estima da criança negra. In:

MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Fundamental. 2000. p.111-118.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 – Inclusão

no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‚História e

Cultura Afro-Brasileira‛. MEC.

_______________. Resolução no 1 de 17/06/04 que instituiu as Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. CNE/MEC.

CAMPOS JR, Pe. João. A criança negra na escola. São Paulo: Salesianas. 1999.

GIMENO-SACRISTÁN, J. & PÉREZ-GOMEZ, A. I. Compreender e transformar

o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raça e democracia. São Paulo: Editora 34. 2002.

GONÇALVES, L. A. Reflexão sobre a particularidade cultural na educação das

crianças negras. In: Cadernos de Pesquisa, n.63. 1987. p.27-29.

HASENBALG, C. A. Desigualdades sociais e oportunidade educacional: a

produção do fracasso. In: Cadernos de Pesquisa, n.63. 1987. p.24-26.

Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan./jul. 2013

HASENBALG, C. A. & SILVA, N. do V. Raça e oportunidades educacionais no

Brasil. In: Cadernos de Pesquisa, n.73. 1990. p.05-12.

OLIVEIRA, R. de. Identidade do negro brasileiro: implicação para educação

de mulheres e homens negros e brancos. Conferência realizada no Seminário

em Educação: O negro brasileiro: educação e cultura, realizado na PUC/RS.

PEREIRA, J. B. B. A criança negra: identidade étnica e socialização. In:

Cadernos de Pesquisa, n.63. 1987. p.41-45.

RAMOS, L. H. da S. Na margem negra do Rio: pesquisa numa escola do

subúrbio carioca. In: Revista Negro e Educação. n.2. 2002. p.117-130.

REIS, M. C. G. Escola e contexto social: a identidade racial numa comunidade

remanescente de quilombo. In: Revista Negro e Educação. n.2. 2002. p.143-158.

ROMÃO, J. O educador, a educação e a construção de uma auto-estima positiva

no educando negro. In: CAVALLEIRO, E. (org). Racismo e anti-racismo na

educação: repensando a escola. São Paulo: Summus. 2001. p.161-178.

SILVA, A. C. Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In:

MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Fundamental. 2000. p.13-30.

SILVA, C. A. da; BARROS, F; HALPERN, S; SILVA, L. A. D. De como a escola

participa da exclusão social: trajetórias de reprovação das crianças negras. In:

Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan./jul. 2013

ABRAMOWICZ, A. & MOLL, J. Para além do fracasso escolar. Campinas:

Papirus. 1997. p.27-46.

SCHON, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino

e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

SILVA, C. D. Negro, qual é o seu nome? Belo Horizonte: Mazza Edições. 1995.

SILVA, M. J. L. da. As artes e a diversidade étnico-cultural na escola básica. In:

MUNANGA, K. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Fundamental. 2000. p.119-136.

SILVA, P. B. G. & MONTEIRO, H. M. Combate ao racismo e construção de

identidades. In: ABRAMOWICZ, A. & MELLO, R. R. (orgs). Educação:

Pesquisas e Práticas. Campinas: Papirus. 2000. p.75-99.

Downloads

Publicado

2013-11-07

Como Citar

OLIVEIRA, F. de. A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24061. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê