ATLAS ELETRÔNICO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO SÍTIO HISTÓRICO URBANO DA LAPA (PR)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de atlas eletrônico para o patrimônio arquitetônico da Lapa (PR), baseado em uma reflexão teórico-metodológica sobre como a Geografia, especificamente, a Geografia Humana, associada à Cartografia e às Geotecnologias, podem promover a compreensão do turismo e gestão do patrimônio cultural. O artigo aborda eminentemente questões referentes ao patrimônio cultural material - arquitetura, sítio histórico. Esse é resultado de uma pesquisa de doutorado, realizada no departamento de Geografia Humana, ao Programa de Pós Graduação em Geografia, da Universidade de São Paulo. A partir de estudos e levantamentos realizados, percebeu-se que existem poucas discussões acerca de teorias sobre turismo e patrimônio cultural na perspectiva geográfica, além de raras abordagens a respeito de atlas produzidos para a seara patrimonial. A percepção da presença de um patrimônio arquitetônico na cidade da Lapa, de origens setecentistas, que se configura como o maior sítio histórico urbano tombado do Paraná e que carece de uma projeção turística regional e nacional. Aliada a essa necessidade, acrescente-se, ainda, a constatação da quase inexistência de materiais geográficos e cartográficos referentes ao sítio histórico. Compreende-se que o entendimento do patrimônio cultural local passa necessariamente pelo conhecimento da teoria geográfica e que oprotótipo de um atlas eletrônico torna-se imprescindível para a representação dos estilos arquitetônicos e para a suaampla divulgação. A elaboração de um protótipo de atlas eletrônico para o sítio histórico urbano da Lapa é uma opção para entender a construção e a dinâmica desse espaço geográfico e histórico. O uso das Geotecnologias para tratamento dos dados comprovou sua aplicabilidade para a elaboração dos atlas atuais, os quais requerem o uso de mapas temáticos digitais, armazenamento e disponibilização de grande número de imagens, hipertextos, sons e vídeos. Aliada ao contexto da sociedade atual, que utiliza os mais variados recursos informacionais, apresenta-se uma nova Cartografia do Turismo, que utiliza a forma eletrônica de um atlas para o conhecimento do patrimônio cultural, adaptada à realidade dos turistas que buscam conhecer e explorar locais turísticos de expressão. O resultado da pesquisa foi a elaboração dos mapas referentes ao Sítio Histórico Urbano da Lapa, que contêm temas sobre o patrimônio cultural material, a tipologia de turismo, os roteiros gastronômico, religioso, de serviços e, principalmente, turístico.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").