Análise da Variabilidade Superficial de Temperatura e Altimetria no Oceano Atlântico Sudoeste durante o Ano de 2012
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A plataforma continental do sul do Brasil (PCSB) compreende uma importante região econômica do litoral brasileiro. Formada a partir de uma margem continental passiva, apresenta uma baixa declividade com massas d'água e processos dinâmicos com um comportamento sazonal. Este padrão sazonal imprime fortes efeitos no ecossistema e clima da região. No presente trabalho utilizamos o modelo regional oceânico (ROMS) para estudar a distribuição superficial e a variabilidade das massas d'água na PCSB, durante o ano de 2012. Os resultados do modelo foram comparados com as dados de sensoriamento remoto de temperatura superficial do mar (TSM) e altimetria. O modelo foi capaz de reproduzir as principais características de temperatura e salinidade das massas d'água que dominam a PCSB. Identificamos os principais gradientes termohalinos próximo à região da Confluência Brasil-Malvinas, sem identificar gradientes superficiais associados à região da Frente Subtropical de Plataforma. Como consequência da mistura e da oscilação sazonal das águas, a estabilidade da coluna de água dentro da PCSB também muda sazonalmente. O fluxo da Corrente Costeira do Brasil (CCB) para norte, transportando as águas da Pluma do Rio da Prata e da Ãgua Subantártica de Plataforma durante o inverno, concordam com as descrições já realizadas. Mapas sazonais demonstram o comportamento da Corrente do Brasil (CB) e enfatizaram sua importância no fluxo costeiro médio sobre a plataforma continental ao longo do ano. Assim, nossos resultados sugerem que a implementação de um modelo regional oceânico, para a região PCSB, é fundamental para o estudo oceanográfico da região, em series temporais longas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MENDONÇA, L. F.; DE SOUZA, R. B.; REIS, R. N.; ALVES, R. de C. M. Análise da Variabilidade Superficial de Temperatura e Altimetria no Oceano Atlântico Sudoeste durante o Ano de 2012. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 1158–1176, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45987. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45987. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").