AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM ALGORITMO BASEADO NO COMPORTAMENTO DE FORMIGAS EM PROBLEMAS DE CAMINHO DE MÍNIMO CUSTO EM AMBIENTES RASTER

Conteúdo do artigo principal

Juan Martín Bravo
Walter Collischonn
Jorge Víctor Pilar
Alexandre Gonçalves

Resumo

Analogias baseadas na capacidade de algumas espécies de formigas de encontrar o caminho mais curto entre seu ninho e uma fonte de alimento deram origem a uma técnica heurística de otimização denominada Ant Colony Optimization. Essa técnica tem sido amplamente utilizada na resolução de problemas de caminho de mínimo custo em ambientes vetoriais. Neste trabalho é apresentada uma versão do algoritmo Max-Min Ant System adaptada para a resolução de problemas de caminho de mínimo custo em ambientes raster. O algoritmo encontra, muito provavelmente, o caminho ótimo dado o ponto de início do caminho, o ponto final, um campo de atrito em formato raster e uma função que define os custos incrementais de passagem entre duas celas vizinhas. Essa função depende do valor do atrito nessas celas. Foram realizados cinco testes hipotéticos com níveis crescentes de complexidade, incluindo dois sobre o traçado de obras de engenharia. Embora não foram utilizadas funções de custo reais os resultados obtidos são coerentes e mostram as vantagens do algoritmo. O algoritmo foi capaz de encontrar múltiplas soluções num problema com múltiplos caminhos ótimos. Ainda em outros testes o algoritmo conseguiu identificar caminhos complexos e sinuosos como os que definem o traçado de canais de irrigação ou estradas em zonas de montanha. O algoritmo foi implementado num programa na linguagem Visual Fortran permitindo o seguimento dos resultados parciais na tela do computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRAVO, J. M.; COLLISCHONN, W.; PILAR, J. V.; GONÇALVES, A. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM ALGORITMO BASEADO NO COMPORTAMENTO DE FORMIGAS EM PROBLEMAS DE CAMINHO DE MÍNIMO CUSTO EM AMBIENTES RASTER. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/rbcv60n1-44881. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44881. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juan Martín Bravo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Nacional do Nordeste (Argentina) e Mestrado e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, algoritmos evolucionários, hidrologia urbana, operação de reservatórios, otimização, redes neurais artificiais. Revisor dos seguintes periódicos: Journal of Hydrologic Engineering, Journal of Environmental Management; International Journal of Environmental Studies (IJES); Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH); Revista de Gestão da Água da América Latina (REGA).

Walter Collischonn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como revisor para as seguintes revistas e periódicos: - Revista Brasileira de Recursos Hídricos, - International Journal of Geographical Information Science, - Water Resources Research e - Journal of Hydrology (Amsterdam). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelo hidrológico, previsão hidrológica, modelo hidrológico distribuído, regime hidrológico e simulação.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)