PROPOSTA DE LEVANTAMENTO DE POTENCIAIS LOCALIZAÇÕES DE ANTENAS REPETIDORAS DE SINAL DE TV-DIGITAL COM O USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O propósito deste estudo é aplicar técnicas de geoprocessamento com o objetivo de avaliar a propagação do sinal de TV-digital UHF considerando as condições topográficas dentro da região de serviço da estação emissora, de acordo com a Norma Técnica para Execução dos Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão com utilização da tecnologia digital , do Ministério das Comunicações (baseada na Rec. ITU-R P.1546-2), a fim de detectar obstruções e regiões de sombra que demandem o uso de estações retransmissoras. Para a modelagem foi utilizado um Modelo Digital de Elevação, gerado a partir das curvas de nível da base cartográfica do DF, escala 1:10.000, proveniente da cobertura aérea realizada pela TERRACAP-DF (2010). O MDE foi utilizado para projetar os enlaces de antenas em 12 direções igualmente espaçadas. O perfil topográfico de cada percurso foi analisado para a identificação de locais sem visibilidade ao sinal direto (linha de visada), a altitude dos obstáculos e a que distância se encontram da antena transmissora. O percentual de desobstrução da primeira zona de Fresnel e a perda de sinal associada foram estimados a fim de avaliar a necessidade da implementação de antenas repetidoras e propostos locais potencias para instalação de acordo com as condições topográficas da região de interesse.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, J. C. de; BIAS, E. PROPOSTA DE LEVANTAMENTO DE POTENCIAIS LOCALIZAÇÕES DE ANTENAS REPETIDORAS DE SINAL DE TV-DIGITAL COM O USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44700. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").