SIG E MODELOS DE ESCORREGAMENTOS: AVALIANDO MÉTODOS PARA REDUZIR AS INCERTEZAS DE DADOS DE SOLOS E PRECIPITAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os modelos matemáticos de base física se constituem uma importante ferramenta para auxiliar na previsão e gestão dos escorregamentos. Os dados de entrada (geotécnicos e hidroclimatológicos) destes modelos frequentemente trazem signiï¬cativa incerteza na sua distribuição espacial. Este trabalho avalia dois métodos probabilísticos - lógica Fuzzy e Geoestatística - para representar as propriedades físicas e hidráulicas dos solos e a precipitação. A comparação entre um método determinístico (inverso do quadrado da distância) e a geoestatística mostrou que este último foi bem mais eï¬ciente para detectar os efeitos da precipitação orográï¬ca existente na região da bacia do Paraíba do Sul além de representar, de forma mais adequada, a complexidade e diversidade do mundo real. Também foi avaliado o grau de interação entre os Sistemas de Informação Geográï¬ca (SIG) e os três modelos de escorregamento regionais (Shalstab, SINMAP e TRIGRS). Os modelos Shalstab e SINMAP possuem maior interação e podem funcionar como extensão no interior de um SIG, possibilitando que os mapas produzidos por métodos probabilísticos possam ser melhor utilizados nos modelos de escorregamentos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SIMÕES, S. J.; GOMES, L.; MENDES, R.; MENDES, T. S. SIG E MODELOS DE ESCORREGAMENTOS: AVALIANDO MÉTODOS PARA REDUZIR AS INCERTEZAS DE DADOS DE SOLOS E PRECIPITAÇÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44440. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44440. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").