UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA REPRESENTAR OBJETOS TERRITORIAIS 3D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os temas Cadastro 3D e Propriedade 3D tem sido pesquisado durante a última década em diversos lugares do mundo, porém no Brasil as pesquisas começaram recentemente. Essa pesquisa tem o objetivo de apresentar uma abordagem metodológica para representar Unidades de Propriedade 3D em Sistemas de Informações Territoriais (SIT). Isso será atingido utilizando o software ArcGIS. Com o intuito de se obter conhecimento cristalino sobre as propriedades 3D e o direito de propriedade, um estudo envolvendo suas deï¬nições foi realizado. A metodologia utilizada baseou-se na interoperabilidade dos softwares ArcGIS e Trimble SketchUP considerando o formato de dados COLLADA. Este trabalho enfocou na estrutura Multipatch como sendo um método de para representar objetos 3D em sistemas de informações territoriais. A estrutura de representação geográï¬ca Multipatch utiliza o método de modelagem de sólidos representação por borda (B-Rep). Os resultados mostram que a estrutura Multipatch não é a solução para todos os problemas dentro dos sistemas de informações territoriais 3D, porém é solução para alguns dos problemas e apresenta um grande potencial. Finalmente foi observado que ainda é necessário a realização de mais pesquisas dentro do campo dos sistemas de informações territoriais 3D, principalmente no desenvolvimento da capacidade de análises.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANTONIO, N. D.; BUFFARA ANTUNES, A. F. UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA REPRESENTAR OBJETOS TERRITORIAIS 3D. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44373. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44373. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").