DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES EM ALVOS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS EMPREGANDO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM UMA SÉRIE MULTITEMPORAL DE IMAGENS LANDSAT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cobertura do solo especiï¬camente o uso agrícola é objeto do monitoramento por imagens de satélite. O conhecimento da cobertura do solo e suas mudanças permite monitorar e gerir o uso da terra. A série de imagens Landsat é uma das mais importantes fontes de dados para esse ï¬ m pois são de fácil aquisição e possui uma resolução temporal adequada. As mudanças do comportamento espectral de alvos agrícolas e florestais, especiï¬camente referentes à fenologia em uma escala temporal deï¬nida são possíveis de serem mensuradas através do uso da limiarização de imagens, pelo Método de Otsu, para os índices de vegetação, NDVI e SAVI. O conhecimento do calendário agrícola e do clima local é primordial para a identiï¬cação do desenvolvimento de cada espécie estudada visando conhecer e identiï¬car as mudanças ocorridas. Para isso o uso de imagens de satélite em diferentes datas permite monitorar o ciclo vegetativo de cada cultura e as mudanças em um determinado período. Dessa maneira é possível usando dados dos satélites Landsat 7 e 8, implementar um modelo de detecção contínua que permita fazer o monitoramento do uso da terra em lavouras e áreas florestais, naturais ou cultivadas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").