USO DE ONTOLOGIAS PARA BUSCA DE DADOS GEOESPACIAIS: UMA FERRAMENTA SEMÂNTICA PARA A INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS

Conteúdo do artigo principal

Silvana Philippi Camboim
Claudia Robbi Sluter

Resumo

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE-BR tem como objetivo a padronização e o compartilhamento de informações geográficas no Brasil. Como em outras Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) criadas mundialmente, é um desafio promover a utilização ampla e integrada de dados e serviços geográficos. Dada a multiplicidade de produtores e usuários envolvidos, a utilização de ontologias para representar o conhecimento empregado na modelagem dos dados se mostra uma ferramenta potencialmente útil. Elas podem apoiar a usabilidade em diversos níveis, tanto para compatibilizar terminologias entre grupos de usuários, quanto para promover a interoperabilidade entre sistemas e serviços disponíveis. Neste trabalho, é explorada uma aplicação de Ontologias, para realização de Buscas Semânticas, uma forma de facilitar o acesso dos usuários a dados distribuídos. É discutido como uma ferramenta como esta pode simplificar operações que exigem muitos passos para serem efetuadas usando as alternativas disponíveis atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMBOIM, S. P.; SLUTER, C. R. USO DE ONTOLOGIAS PARA BUSCA DE DADOS GEOESPACIAIS: UMA FERRAMENTA SEMÂNTICA PARA A INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43885. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvana Philippi Camboim, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Claudia Robbi Sluter, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná