MODELO CARTOGRÁFICO DIGITAL TEMÁTICO PARA SIMULAÇÃO E PREVISÃO DE INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE - RS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Desastres naturais sempre fizeram parte da vida dos seres humanos. No entanto, nos últimos anos as catástrofes naturais tornaram-se comuns devido ao crescimento dos grandes centros urbanos, à dificuldade de aplicação ao cumprimento de políticas de preservação ambiental e de alterações climáticas crescentes. No caso particular deste estudo, os danos causados por cheias têm afetado as populações próximas aos leitos hídricos, causando prejuízos materiais, mortes, flagelados e desalojados. Para se conhecer o comportamento destes eventos meteorológicos extremos e aumentar a segurança, evitando perda de vidas e prejuízos econômicos, faz-se necessário um estudo para identificação dos locais de risco das possíveis áreas afetadas. Desta forma, foi realizada uma pesquisa em diversos documentos históricos das grandes enchentes ocorridas no município para compilação das cotas de inundação e compatibilização das referências altimétricas com base no Datum Vertical de Torres, Datum Vertical de Imbituba, além de referências altimétricas estaduais. Foi utilizado um modelo digital de superfície (MDS) apoiado em imagens orbitais de alta resolução, para estudar o regime de cheias do Guaíba e simular impactos que eventos extremos de mesma magnitude. As informações de cotas ajustadas e o MDS foram integrados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para simulação e previsão de inundações. Como resultado, é apresentado um exemplo de simulação através do Mapa Temático das áreas de Risco de Enchente para o Município de Porto alegre.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").