CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DE ACORDO COM OS CONCEITOS DA PORTARIA N.511 DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Main Article Content

Junívio da Silva Pimentel
Andrea Flávia Tenório Carneiro

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral propor as bases para a estruturação de um Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) em municípios de pequeno porte, visando sua futura integração à Infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Os resultados demonstraram que os conceitos propostos na Portaria n.º 511/2009 do Ministério das Cidades são aplicáveis a municípios com poucos recursos econômicos, através da construção gradativa de um cadastro territorial com características que possibilitem o compartilhamento das informações cadastrais. No estudo realizado no município de Itaquitinga-PE, verificou-se que o mesmo dispõe, como outros municípios com características similares, de uma gama de informações dispersas, desatualizadas e incompletas, tornando o cadastro impreciso e pouco confiável. Durante a realização da pesquisa, foi possível organizar muitos desses dados utilizando-se programas livres, bem como identificar as etapas a serem cumpridas para o compartilhamento dos dados, visando a multifinalidade do sistema.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
PIMENTEL, J. da S.; CARNEIRO, A. F. T. CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DE ACORDO COM OS CONCEITOS DA PORTARIA N.511 DO MINISTÉRIO DAS CIDADES. Brazilian Journal of Cartography, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43787. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43787. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Junívio da Silva Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Andrea Flávia Tenório Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco