Levantamento Radargramétrico da Amazônia no Programa de Integração Nacional

Conteúdo do artigo principal

Henrique Vaz Corrêa

Resumo

Voltando as vistas para o "eterno-desconhecido", que abrange cerca de 2/3 da superfície de nosso país as Regiões Norte e Centro-Oeste, não podia o Governo da Revolução continuar, tão-somente, a acalentar lendas e quimeras a respeito do "inferno verde", e tomou sim uma determinação decisiva, corajosa e patriótica ao resolver desvendar todos os mistérios da Amazônia e procurar mostrar, ao mundo inteiro, a realidade brasileira, expressa nas riquezas naturais contidas no bojo de tão imensa região.


O Decreto-lei n.º 1.106, de 16 de junho de 1970, de iniciativa do atual Governo, criou o Programa de Integração Nacional (P.I.N.), considerados a urgência e o relevante interesse público de promover a maior integração à economia nacional das regiões compreendidas nas áreas de atuação da SUDENE e da SUDAM.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

VAZ CORRÊA, Henrique. Levantamento Radargramétrico da Amazônia no Programa de Integração Nacional. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 2, 2025. DOI: 10.14393/rbcv2n-79225. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79225. Acesso em: 5 dez. 2025.

Referências

.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.