Cartografia Rápida: uma Abordagem das Principais Variáveis nos Desastres de Inundação e Modelagem Conceitual da Consciência Situacional

Conteúdo do artigo principal

Raphael Heleno Pinho Perrut
https://orcid.org/0000-0002-8436-9942
Luciano Augusto Terra Brito
https://orcid.org/0000-0002-2687-3892

Resumo

O Brasil é um dos principais países do mundo no que se refere a impactos causados por inundações. Dessa forma, o gerenciamento desse tipo de desastre é de suma importância para que os impactos, como a perda de vidas e prejuízos socioeconômicos, possam ser mitigados. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, apresentar uma abordagem para extração das principais variáveis concernentes aos desastres de inundação e também apresentar a modelagem conceitual em UML (Unified Modeling Language) da consciência situacional de modo a direcionar a produção cartográfica, agilizando o seu suprimento, e auxiliando, assim, na atuação tempestiva das equipes no enfrentamento desses desastres. Para isso, foi realizado e aplicado um questionário a técnicos das defesas civis dos estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Foram elencadas 46 variáveis, extraídas de entrevistas exploratórias com técnicos dos referidos órgãos públicos, da literatura acadêmica, por meio de artigos científicos, e de relatórios de operações de treinamento do Exército Brasileiro. Foi então adotada a escala de Likert para o questionário e, a partir dos resultados obtidos, foi realizada uma análise paramétrica por meio da distribuição T de Student. Com base nessa análise, foi possível separar as 19 variáveis mais importantes dentre as 46. Em seguida, as variáveis foram separadas dentre os níveis da consciência situacional e posterior modelagem conceitual, de maneira que os produtores de geoinformação possam agir de forma melhor direcionada em apoio ao enfrentamento de desastres de inundações, de modo a subsidiar os tomadores de decisão com o suprimento cartográfico tempestivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PERRUT, R. H. P.; BRITO, L. A. T. Cartografia Rápida: uma Abordagem das Principais Variáveis nos Desastres de Inundação e Modelagem Conceitual da Consciência Situacional. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 2, p. 248–265, 2022. DOI: 10.14393/rbcv74n2-63303. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/63303. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Artigos Originais