Projeto Baixio de Irecê
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Projeto Baixio de Irecê fica na região do Médio São Francisco, no Estado da Bahia, estando compreendida entre os paralelos 10°25'S e 11°00'S e meridianos 41°50' e 42°30' WGr. Abrange 385 mil hectares, nos vales dos rios Verde e Jacaré, em sua porção inferior. Cerca de 2/3 da área se localiza no município de Xique-Xique e o terço restante no município de Sento Sé. Seus limites são: ao norte o reservatório de Sobradinho, a leste o rio Jacaré, a oeste a Serra do Rumo e ao sul se estende até a cota de 450 m.
Estudos preliminares indicaram a possibilidade do aproveitamento de uma área adicional, localizada entre as cotas de 450m e 480m, cuja superfície irrigável é estimada em 50 mil hectares.
Trata-se, portanto, do maior projeto de irrigação na América-Latina, somente suplantado, em todo o continente, pelo Projeto da Bacia do Columbia, nos desertos do extremo noroeste dos Estados Unidos e cuja área irrigada é de 443.100 hectares.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").