AVALIAÇÃO TEMPORAL DE EVENTOS DE INUNDAÇÃO NA BAIXADA CAMPISTA, REGIÃO NORTE FLUMINENSE, RJ, PELO USO DE IMAGENS DIGITAIS ORBITAIS DO SENSOR MODIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na região Norte Fluminense, especificamente na Baixada Campista, os problemas relacionados ao uso da água são relativos principalmente a sua disponibilidade, qualidade, distribuição e gestão administrativa. A região apesar de bem servida de corpos hídricos não possui um sistema capaz de gerenciar conflitos e manter a sustentabilidade necessária. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação do modelo de mistura espectral sobre imagens orbitais geradas pelo sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer - MODIS-Terra e MODIS-Agua, e analisar o impacto dos eventos das precipitações pluviométricas sobre as áreas agricultáveis e produtivas da região, concluindo ser esta uma técnica eficiente e de baixo custo operacional, podendo ser adotada operacionalmente como ferramenta no auxílio à política de gestão dos recursos hídricos na região Norte Fluminense,RJ.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MENDONÇA, J. C.; FREITAS, R. M. de; SOUSA, E. F. de. AVALIAÇÃO TEMPORAL DE EVENTOS DE INUNDAÇÃO NA BAIXADA CAMPISTA, REGIÃO NORTE FLUMINENSE, RJ, PELO USO DE IMAGENS DIGITAIS ORBITAIS DO SENSOR MODIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44891. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44891. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").