CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO PARA DETECÇÃO DA EXPLORAÇÃO SELETIVA DE MADEIRA NA AMAZÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A detecção remota da exploração seletiva de madeira na Amazônia vem sendo realizada através de métodos tradicionais de processamento de imagem de satélite baseados no pixel e em análises na escala de subpixel. Entretanto, métodos avançados que consideram além das informações espectrais, as espaciais e contextuais do pixel, podem ser úteis para suprir as deficiências dos métodos tradicionais de classificação. Neste estudo avaliamos o desempenho da classificação orientada a objeto aplicada às imagens de média (LANDSAT e ASTER) e alta (IKONOS) resolução espacial para detectar e mapear feições de florestas exploradas pela atividade madeireira na Amazônia meridional. A classificação orientada a objeto aplicada à imagem IKONOS possibilitou detectar pátios de estocagem e estradas da exploração madeireira e estimar a dimensão dos pátios, a distância entre eles e entre estradas secundárias e a largura das estradas principal e secundárias. As imagens LANDSAT e ASTER apresentaram limitações para algumas estimativas. Esta metodologia pode ser usada para avaliar planos de manejo florestal na Amazônia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MONTEIRO, A.; LINGNAU, C.; SOUZA JR, C. CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO PARA DETECÇÃO DA EXPLORAÇÃO SELETIVA DE MADEIRA NA AMAZÔNIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44890. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44890. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").