CONVERSÃO DOS NÚMEROS DIGITAIS DE IMAGENS TIR DO SENSOR HSS PARA RADIÂNCIA E ESTIMATIVA DA TEMPERATURA E EMISSIVIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sensoriamento remoto termal tem sido utilizado em diversos estudos urbanos pela possibilidade de espacialização de dados de temperatura e de emissividade e de sua associação com o uso do espaço urbano. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia de conversão de Números Digitais (ND´s) de imagens do infravermelho termal (TIR) do sensor HSS (Hyperspectral Scanner System) em grandeza física (radiância). Além disto, foi feita a correção atmosférica da imagem em radiância usando o modelo de correção MODTRAN, visando estimar a temperatura da superfície e a emissividade espectral relativa com três métodos: Canal de Referência (REF), Normalização da Emissividade (NOR) e Emissividade ALPHA. Os resultados destes métodos foram comparados entre si, mostrando que a emissividade espectral dos principais materiais presentes na área de estudo foi consistente. Já para as temperaturas termodinâmicas destes mesmos materiais, determinadas com os métodos NOR e REF, verificou-se que houve diferença nos valores calculados de 1,2°C a mais para o REF, para todos os materiais estudados.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ANDRADE, Leidiane do Livramento; GALVÃO, Lênio Soares; CASTRO, Ruy Morgado de. CONVERSÃO DOS NÚMEROS DIGITAIS DE IMAGENS TIR DO SENSOR HSS PARA RADIÂNCIA E ESTIMATIVA DA TEMPERATURA E EMISSIVIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 5, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n5-44815. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44815. Acesso em: 4 abr. 2025.