COMPARAÇÃO DA COBERTURA E ACURÁCIA ENTRE OS SISTEMAS GLONASS E GPS OBTIDAS DOS DADOS DE OBSERVAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO CONTÍNUO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo descreve o sistema GLONASS e seus conceitos fundamentais, explorando suas características em comparação com o sistema GPS. É realizada uma análise de dados de observação GLONASS e GPS para os 200 primeiros dias de 2012, de modo a avaliar a acurácia e qualidade de cobertura de ambos os sistemas em território brasileiro. Para isto, foram obtidos os dados de posicionamento absoluto de uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) para ambos os sistemas, os quais foram processados em um serviço online de PPP - Posicionamento por Ponto Preciso. Sobre os resultados dos processamentos avaliam-se a acurácia e a cobertura dos sistemas analisados para soluções de navegação e posicionamento, de forma independente e combinada. Mediante análise realizada foram obtidas recomendações sobre as condições em que, inicialmente, cada sistema é mais conveniente.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").