ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS PARA GEORREFERENCIAMENTO E CADASTRAMENTO DE ATRIBUTOS DE REDES ELÉTRICAS URBANAS / Analysis of Georeferencing and Registration Procedures of Urban Electric Assets

Conteúdo do artigo principal

Elenice Cristina da Cruz
João Fernando C. da Silva

Resumo

Elementos da infraestrutura exigem dados descritivos e informações geográficas para fins de suporte ao processo de tomada de decisões. No campo da energia elétrica, quanto maior a demanda por manutenções e implantações de redes elétricas, maior deverá ser a produção de geoinformação. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem publicado vários documentos com o objetivo de promover a padronização da apresentação das informações dos ativos das distribuidoras de energia elétrica. Cada distribuidora deve disponibilizar para a agência reguladora uma Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD) para compor o Sistema de Informação Geográfica Regulatório (SIG-R). O SIG-R será utilizado pela ANEEL para conhecer a quantidade de ativos elétricos total, por tipo, data e, sobretudo, por localidade. Este trabalho aplicou diferentes procedimentos metodológicos para se obter o georreferenciamento de postes e unidades consumidoras e o cadastramento, por imagens, de um conjunto de atributos existentes na rede elétrica urbana e investigou se os procedimentos atendem às normas da ANEEL. O primeiro procedimento foi realizado através de aquisição de dados (posição e fotografias detalhadas) terrestre, o segundo se baseou em imagens disponíveis na internet por meio do Google Maps Street View e o terceiro empregou um SMM (Sistema de Mapeamento Móvel) através de vídeos coletados dos ativos das redes elétricas ao longo das vias públicas. No primeiro procedimento obteve-se o maior número de atributos e valores identificados. A análise que comparou os posicionamentos das entidades geográficas para os três procedimentos conclui que todos atenderam à precisão posicional estabelecida pela ANEEL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CRUZ, E. C. da; C. DA SILVA, J. F. ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS PARA GEORREFERENCIAMENTO E CADASTRAMENTO DE ATRIBUTOS DE REDES ELÉTRICAS URBANAS / Analysis of Georeferencing and Registration Procedures of Urban Electric Assets. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44758. Acesso em: 18 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elenice Cristina da Cruz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Faculdade de Ciências e Tecnologia

João Fernando C. da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Faculdade de Ciências e Tecnologia