DETERMINAÇÃO DO MODELO DE DEFORMAÇÃO DA REDE GNSS/SP COM BASE NA TEORIA DA ELASTICIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo demonstra um estudo relacionado à influência de forças externas na superfície terrestre, analisando dados registrados de determinadas estações da rede GNSS/SP e as deformações às quais elas são submetidas. Para a análise das deformações foi aplicado o Teste de Congruência Global nas estações da Rede GNSS/SP como também das estações de referência para estudo dos deslocamentos e estabilidade da rede. Após a verificação da estabilidade dos pontos de referência foram então calculados os parâmetros de deformação. Dessa maneira, utilizou-se uma série temporal com os dados dos anos de 2010, 2011 e 2012 coletados para 10 estações de monitoramento contínuo GNSS (seis estações da estrutura investigada e quatro estações utilizadas como referência) utilizando os softwares GAMIT (GPS Analysis at MIT) e GLOBK (Global Kalman filter VLBI and GPS analysis program). Os resultados indicam que ocorreram deslocamentos na estrutura investigada durante o período analisado e que as estações utilizadas no processamento e no cálculo das deformações como referência permaneceram estáveis. Com base nos resultados obtidos, foi determinado um modelo matemático que permite a estimativa da deformação para os pontos da Rede GNSS/SP.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CALDAS, F. L.; CHAVES, J. C. DETERMINAÇÃO DO MODELO DE DEFORMAÇÃO DA REDE GNSS/SP COM BASE NA TEORIA DA ELASTICIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44727. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").