PRECISÃO NA DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS DOS VÉRTICES DE IMOVEIS URBANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A inexistência de uma tolerância para o levantamento dos vértices de imóveis urbanos motiva o estudo de novas metodologias e o aperfeiçoamento das existentes, não só na determinação da precisão das coordenadas dos marcos geodésicos e dos pontos topográficos pertencentes à Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM), mas como dos próprios vértices de imóveis urbanos. Uma RRCM é implantada em Presidente Prudente (SP) e utilizando-se de uma estação total, apoiada nesta rede, determinam-se as coordenadas dos vértices dos imóveis urbanos. As coordenadas no Sistema Cartesiano Geodésico dos marcos geodésicos são transformadas para o Sistema Curvilíneo Geodésico e, posteriormente, para o Sistema Topográfico Local (STL). Com base no método de poligonação, determinam-se os pontos topográficos e, apoiados nestes, as coordenadas dos vértices limítrofes dos imóveis urbanos são determinadas, utilizando-se dos métodos de irradiação e interseção à vante. A lei de propagação de variância-covariância é utilizada em todo levantamento cadastral e, para ajustar as coordenadas dos pontos topográficos, aplica-se o Método dos Mínimos Quadrados (MMQ).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
COELHO, L. A. N.; CHAVES, J. C. PRECISÃO NA DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS DOS VÉRTICES DE IMOVEIS URBANOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44662. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").