IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE ICEBERGS EM IMAGENS ADVANCED SYNTHETIC APERTURE RADAR NO NOROESTE DO MAR DE WEDDELL, ANTÁRTICA

Conteúdo do artigo principal

Lorena Luiz Collares
Mauricio M. Mata
Jorge Arigony Neto
Rodrigo Kerr

Resumo

A identificação e o monitoramento de um iceberg, ao longo de uma série de imagens Advanced Synthetic Aperture Radar - ASAR, foi realizada através de uma metodologia de classificação de imagens. Ao longo de 261 dias durante o ano de 2009, o iceberg derivou aproximadamente 1357 km com uma velocidade média de 5,2 km d-1, descrevendo uma trajetória desde o oeste do Mar de Weddell até o interior do Estreito de Bransfield, na extremidade da Península Antártica. A deriva do iceberg representou a circulação oceânica geralmente ciclônica do Estreito de Bransfield. A partir da análise de sua trajetória, em conjunto com a observação de variação de sua área superficial, foi possível associar a deriva deste iceberg com as principais correntes e frentes oceânicas do entorno da extremidade da Península Antártica. A região do Estreito de Bransfield demonstrou ter maior influência sobre a desintegração do iceberg, tanto por fraturamento como por derretimento da estrutura de gelo, resultando numa diminuição da área superficial do iceberg de ~80%. O presente estudo mostra que a utilização de imagens ASAR é uma ferramenta eficaz na observação do deslocamento de icebergs, auxiliando nos trabalhos qualitativos da circulação oceânica em altas latitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COLLARES, L. L.; MATA, M. M.; ARIGONY NETO, J.; KERR, R. IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE ICEBERGS EM IMAGENS ADVANCED SYNTHETIC APERTURE RADAR NO NOROESTE DO MAR DE WEDDELL, ANTÁRTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44651. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44651. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lorena Luiz Collares, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Oceanografia - FURG

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)