DETERMINAÇÃO DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE, SALDO DE RADIAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO USANDO IMAGENS LANDSAT E DADOS OBSERVADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse estudo determinou a temperatura da superfície, saldo de radiação e evapotranspiração em uma porção do semiárido da Paraíba. Neste trabalho, dados estimados de temperatura na superfície (Ts) e dados de temperatura observados do solo em três profundidades (2, 5 e 10 cm) foram analisados para estimar o saldo de radiação (Rn) e a evapotranspiração (ETP), mediante imagens do sensor Thematic Mapper (TM)/LANDSAT 5 e o Surface Energy Balance Algorithm for Land - SEBAL. Os dados observados foram coletados na estação climatológica localizada no município de São João do Cariri, região semiárida no Estado da Paraíba. Os resultados da comparação entre as temperaturas observadas e estimadas foi obtida para os valores estimados e a temperatura do solo em 5 cm de profundidade (R² = 0,61). Para a realização desse estudo foram utilizadas doze imagens para estimar temperatura da superfície, Rn e ETP. Dessas imagens, cinco sem cobertura de nuvens das datas 17/12/2004, 07/03/2005, 29/07/2005, 18/09/2006 e 28/10/2009, foram utilizadas para o mapeamento da distribuição da temperatura da superfície, Rn e ETP. Os resultados dos valores médios de temperatura da superfície variaram entre 21,86 e 34,76°C, Rn entre 532,22 e 732,66 W/m² e ETP de 3,99 a 6,64 mm/dia. Conclui-se que a determinação de temperatura da superfície, Rn e ETP sobre diferentes usos do solo na área de estudo alcançaram valores muito consistentes, mostrando-se uma metodologia satisfatória quando comparado com observações realizadas em campo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").