AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA UTILIZANDO ORTOFOTOCARTAS E MODELAGEM ESPACIAL MULTICRITÉRIO NA DINÂMICA DE ÁREAS DE RISCO NAS MICRORREGIÕES DO JORDÃO E IBURA, RECIFE-PE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A expansão da mancha urbana sem controle produz distorções intensas na composição da paisagem, gerando diversos passivos como a degradação dos recursos naturais, o agravamento e elevação dos setores de áreas de risco, bem como problemas de movimentos de massa. A Região Metropolitana do Recife é o maior aglomerado urbano norte-nordeste, tendo Recife como município núcleo com maior percentual e densidade de setores com aglomerados subnormais. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a dinâmica da suscetibilidade a movimentos de massa nos setores de risco inseridos nas microrregiões de Jordão e Ibura, Recife-PE, empregando modelagem espacial multicritério baseado no Processo Analítico Hierárquico (AHP), utilizando ortofotocartas para obter informações sobre a dinâmica do uso e cobertura do solo. Após a análise da modelagem multitemporal (2007 - 2013) da suscetibilidade a movimentos de massa, obtiveram-se os seguintes resultados: áreas com suscetibilidade baixa obtiveram redução de 4,42%, áreas com suscetibilidade média tiveram acréscimo de 0,57% e áreas com suscetibilidade alta tiveram elevação de 3,84%.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROCHA, A. P.; SCHULER, C. A. B. AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA SUSCETIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA UTILIZANDO ORTOFOTOCARTAS E MODELAGEM ESPACIAL MULTICRITÉRIO NA DINÂMICA DE ÁREAS DE RISCO NAS MICRORREGIÕES DO JORDÃO E IBURA, RECIFE-PE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44441. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44441. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").