MAPEAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE RADIAÇÃO SOLAR DEVIDA AO RELEVO EM DIFERENTES PER͍ODOS, LATITUDES E CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS

Conteúdo do artigo principal

Ana Cláudia dos Santos Luciano
Márcio de Morisson Valeriano

Resumo

A distribuição da radiação solar incidente no terreno devido a variações de relevo, latitude, condições atmosféricas e de período de integração foi caracterizada por estimativas sobre Modelos Digitais de Elevação (MDE) com o algoritmo Solar Analyst. Os níveis típicos e padrões gerais de variação da radiação solar foram observados em períodos diários, mensais, semestrais e anuais. Três áreas de estudo com relevo de plano a montanhoso foram escolhidas, nas regiões equatorial, tropical e subtropical do Brasil. Os dados topográficos utilizados provieram do Topodata, um banco de dados formado por um MDE 1" refinado a partir dos dados SRTM 3" (versão 1), e suas derivações geomorfométricas básicas, em cobertura completa do território brasileiro. Parâmetros atmosféricos relativos a condições de céu claro a nublado medidos com piranômetros e estimados com modelos de transferência radiativa, foram comparados aos valores pré-programados (default) do algoritmo e aplicados em estimativas anuais da radiação solar. Os resultados gerais mostraram que a radiação solar apresenta variações relativas maiores quando estimada para períodos mais curtos, conforme se observou nas frações de máxima/mínima. A amplitude de variação dos níveis de radiação solar foi maior nos terrenos de maior declividade, em maior parte devido à redução dos níveis mínimos, que resulta numa distribuição mais ampla dos valores mais baixos. Um efeito similar foi observado em relação à latitude, com médias mais baixas na região subtropical devidas à ampliação da distribuição nos valores mais baixos, enquanto os máximos mantiveram-se relativamente estáveis. A integração de parâmetros atmosféricos momentâneos em períodos mais longos resultou em valores mais próximos dos parâmetros pré-programados, em respaldo à recomendação dos desenvolvedores do algoritmo. Por outro lado, a sensibilidade dos resultados a estes parâmetros indica a necessidade de parâmetros confiáveis para a exatidão de estimativas em períodos curtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LUCIANO, A. C. dos S.; VALERIANO, M. de M. MAPEAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE RADIAÇÃO SOLAR DEVIDA AO RELEVO EM DIFERENTES PER͍ODOS, LATITUDES E CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44427. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44427. Acesso em: 22 abr. 2024.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)