PERFIL CONTEMPORÂNEO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os programas de pós-graduação em Geociências inserem-se na grande área do conhecimento "Ciências Exatas e da Terra" e apresentaram crescimento de 28% nos cursos de mestrado e 37% nos cursos de doutorado, entre 2000 e 2009. A Geociências é apontada como uma das áreas de destaque na expansão da pós-graduação no Brasil. O objetivo deste trabalho foi analisar a pós-graduação stricto sensu em Geociências para definir seu perfil contemporâneo e melhorar a compreensão do cenário atual da área e sua produção científica. Os dados foram coletados por pesquisa documental e organizados e tabulados em planilhas eletrônicas para análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram assimetria com significativa desigualdade regional no número de programas, linhas de pesquisa, docentes permanentes e produção científica, variáveis estas fortemente concentradas na região Sudeste do País. Conforme a Avaliação Trienal 2013, a maioria dos programas está vinculado a instituições públicas, de conceito 4 (41%) e produção científica representada por publicação de artigos científicos (43%) em periódicos técnico-científicos de estrato B2 (23%). Ressalta-se a importância de políticas públicas que minimizem a assimetria regional que incide em praticamente todas as variáveis analisadas e que foquem no aumento da produção de artigos em estratos de maior relevância internacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MASCARO, S. de A.; REIS, F. A. G. V. PERFIL CONTEMPORÂNEO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44423. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").