MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA A GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES: REGIÃO DOS BAÚS, ILHOTA - SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que integrou duas pesquisas sequenciais e interligadas, realizadas na Região dos Baús no município de Ilhota, Santa Catarina, região que sofreu grandes impactos com os movimentos de massa e inundações de 2008. Estas duas pesquisas conï¬guram um desenho de estudo de caso. A primeira etapa consistiu na elaboração de um mapeamento de risco participativo e de um Sistema de Informações Geográï¬cas Participativo (SIG-P); a segunda etapa incidiu na comparação dos resultados desse mapeamento participativo com um trabalho exclusivamente técnico (sem participação social), desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).As técnicas de coleta de dados e intervenção transformadora incluíram reuniões e oï¬cinas comunitárias, trabalho de campo participativo, observação participante e trabalho técnico em laboratório de geoprocessamento. A pesquisa realizada evidenciou a competência das comunidades em lidar com tecnologias de informação, elaborar e interpretar mapeamentos de risco e participar, ativamente, em diversas atividades de gestão/redução de risco de desastres. O formato de intervenção utilizado pode, com devidas adaptações, ser usado em outros locais e situações. O SIG-P é uma metodologia eï¬ciente que pode ser aplicada pelos tomadores de decisão, permitindo integrar o ponto de vista comunitário.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FERREIRA, Débora; ALBINO, Lisangela; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA A GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES: REGIÃO DOS BAÚS, ILHOTA - SC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44330. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44330. Acesso em: 16 mar. 2025.