O PAPEL DA DRENAGEM URBANA NA PREVENÇÃO DE DESASTRES HIDROLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAJAÍ AÇU
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As inundações são fenômenos naturais que tem sido intensiï¬cados pela urbanização e gestão sem planejamento. A bacia hidrográï¬ca do rio Itajaí Açu é a mais afetada por estes tipos de desastres no Estado de Santa Catarina. A pesquisa analisou o tratamento da gestão municipal na área de drenagem urbana em 28 municípios da bacia, infraestrutura responsável na prevenção de inundações. Muitas cidades possuem inundações e alagamentos anuais resultantes da ocupação das planícies de inundação e de projetos mal elaborados. A erosão, assoreamento, ausência de limpeza, de manutenção e de ï¬scalização são problemas recorrentes na maioria dos municípios, o que prejudica o funcionamento dos sistemas de drenagem. Os responsáveis por estes sistemas não possuem conhecimento técnico na área e a drenagem é, na maioria dos municípios, vinculada ao setor de obras das prefeituras. Isto caracteriza a drenagem urbana como uma atividade estrutural, e não de planejamento (prevenção de desastres). É necessária uma maior atenção à gestão da drenagem urbana no nível municipal.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").