ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DA REDE DE DRENAGEM PARA ESTUDO GEOMORFOLÓGICO DE RIOS INTERMITENTES E EFÊMEROS DO SEMIÁRIDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualizar redes de drenagem de cartas topográficas se tornou um procedimento trivial desde que produtos orbitais são facilmente acessíveis, e que rotinas foram desenvolvidas no sensoriamento remoto com o intuito de se extrair canais de drenagem de forma automática. Essa necessidade surgiu também por se considerar que as cartas topográficas sofrem problemas de desatualização frente às novas tecnologias e às dinâmicas sócio-espaciais atuais, o que influencia de forma direta nos estudos geomorfológicos que dependem de dados da rede de drenagem. Assim, esse trabalho apresenta os procedimentos técnicos adotados na atualização da rede de drenagem da bacia hidrográfica do Rio Bom Sucesso (Bahia), destacando-se a importância do trabalho de campo para a verificação dos canais de escoamento intermitentes e efêmeros gerados por processos automáticos. Considera se que os procedimentos se mostraram eficazes e que os trabalhos de campo foram cruciais, uma vez que a probabilidade de erro de interpretação do software é elevada dada as peculiaridades climáticas e geomorfológicas do semiárido.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LIMA, K. C.; CUNHA, C. M. L. ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DA REDE DE DRENAGEM PARA ESTUDO GEOMORFOLÓGICO DE RIOS INTERMITENTES E EFÊMEROS DO SEMIÁRIDO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43901. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43901. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").