INTEGRAÇÃO DADOS ESPACIAIS PARA A GERAÇÃO DAS CARTAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO LITORAL DE PERNAMBUCO - CARTAS SAO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo - Cartas SAO são documentos cartográficos oficiais, regulamentados pelo Ministério do Meio Ambiente, e que fazem parte dos elementos obrigatórios para os planos de contingência aos casos de derramamentos de derivados de petróleo no litoral. Com a instalação da Refinaria Abreu e Lima no litoral Sul de Pernambuco, foi necessária a cronstrução das cartas SAO para o mesmo. Objetivando a elaboração destas Cartas, em 2008, iniciou-se uma parceria dentro da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE entre o Departamento de Oceanografia, o Departamento de Engenharia Cartográfica e a Petrobras. Para elaboração do mapeamento, foi necessária a utilização de dados espaciais de quatro fontes distintas, Imagens QuickBird, Cartas Vetoriais produzidas em CAD, Cartas Náuticas e um Banco de dados com as informações adquiridas em campo a respeito dos dados que compõe as cartas SAO. Neste trabalho é descrita a metodologia empregada no tratamento e integração destes dados para a confecção das cartas SAO do litoral Pernambucano.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
VALDEVINO, Diego da Silva; DE SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques. INTEGRAÇÃO DADOS ESPACIAIS PARA A GERAÇÃO DAS CARTAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO LITORAL DE PERNAMBUCO - CARTAS SAO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43862. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43862. Acesso em: 21 abr. 2025.