INTEGRAÇÃO DADOS ESPACIAIS PARA A GERAÇÃO DAS CARTAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO LITORAL DE PERNAMBUCO - CARTAS SAO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo - Cartas SAO são documentos cartográficos oficiais, regulamentados pelo Ministério do Meio Ambiente, e que fazem parte dos elementos obrigatórios para os planos de contingência aos casos de derramamentos de derivados de petróleo no litoral. Com a instalação da Refinaria Abreu e Lima no litoral Sul de Pernambuco, foi necessária a cronstrução das cartas SAO para o mesmo. Objetivando a elaboração destas Cartas, em 2008, iniciou-se uma parceria dentro da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE entre o Departamento de Oceanografia, o Departamento de Engenharia Cartográfica e a Petrobras. Para elaboração do mapeamento, foi necessária a utilização de dados espaciais de quatro fontes distintas, Imagens QuickBird, Cartas Vetoriais produzidas em CAD, Cartas Náuticas e um Banco de dados com as informações adquiridas em campo a respeito dos dados que compõe as cartas SAO. Neste trabalho é descrita a metodologia empregada no tratamento e integração destes dados para a confecção das cartas SAO do litoral Pernambucano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
VALDEVINO, D. da S.; DE SÁ, L. A. C. M. INTEGRAÇÃO DADOS ESPACIAIS PARA A GERAÇÃO DAS CARTAS DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO LITORAL DE PERNAMBUCO - CARTAS SAO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43862. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43862. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").