Práticas educativas críticas e o futuro da Economia Popular Solidária

Autores

  • José Eduardo Fernandes Universidade Federal de Uberlândia
  • Elson de Oliveira Felice Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Betanho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2020-54377

Palavras-chave:

Economia Popular Solidária, Práticas educativas críticas, Organizações produtivas solidárias

Resumo

Este relato de experiência apresenta a reflexão dos participantes de uma Roda de Conversa durante a V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Universidade Federal de Uberlândia. Os participantes refletiram sobre a atual conjuntura sociopolítica e a realidade das iniciativas de trabalhadores que se propuseram a se organizar a partir dos princípios da Economia Popular Solidária. Os trabalhadores apontam a importância do desenvolvimento de práticas educativas críticas entre trabalhadores e incubadoras universitárias, para avançarmos para além da caridade e da solidariedade jurídica, para o reconhecimento do outro, no sentido da solidariedade de classe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Eduardo Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; educador do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/PROEXC/UFU).

  • Elson de Oliveira Felice, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; educador popular no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/PROEXC/UFU).

  • Cristiane Betanho, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora associada da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/PROEXC/UFU).

Referências

EID, F. (org.). Construindo uma economia solidária. Confederação Nacional dos Metalúr-gicos – CNM/CUT. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Carta de princípios da economia solidária. 2005. Disponível em: http://fbes.org.br/2005/05/02/carta-de-principios-da-economia-solidaria/. Acesso em: 4 abr. 2019.

FRANÇA FILHO, G. C. et al. Ação pública e economia solidária: uma perspectiva interna-cional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

LECHAT, N. M. P. Trajetórias intelectuais e o campo da economia solidária no Brasil. 2004. 567 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

FERNANDES, José Eduardo; FELICE, Elson de Oliveira; BETANHO, Cristiane. Práticas educativas críticas e o futuro da Economia Popular Solidária. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 109–114, 2020. DOI: 10.14393/REE-2020-54377. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54377. Acesso em: 20 abr. 2025.