Fortalecimento da Rede de Cooperativas de Recicladores no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2020-54367Palavras-chave:
Coleta seletiva, Redes de colaboração solidária, Economia popular solidáriaResumo
É possível aos trabalhadores coletores de materiais recicláveis superar o individualismo e trabalhar em rede? O objetivo deste texto é refletir sobre os limites, os desafios e as estratégias necessárias à construção de uma rede de colaboração solidária entre as organizações produtivas solidárias de catadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além do fator econômico, a atuação em rede resultaria numa garantia dos aspectos ideológicos relacionados à proposta da economia popular solidária, auxiliando na manutenção e afirmação do seu caráter contra hegemônico.
Downloads
Referências
BESEN, G. R. Coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e índices de sustentabilidade. 2011. 274 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2011.
FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (FBES). Carta de princípios da Economia Solidária. 2003. Disponível em: http://fbes.org.br/2005/05/02/carta-de-principios-da-economia-solidaria/. Acesso em: 10 jan. 2020.
MANCE, E. Redes de colaboração solidária: aspectos econômico-filosóficos: complexidade e libertação. Petrópolis: Vozes, 2002.
RUTKOWSKI, J. Sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários: uma abordagem da Engenharia de Produção. 2008. 250 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
SOTO, M. M. T. Análise e formação de redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis no âmbito da economia solidária. 2011. 250 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2011.
TAUILE, J. Do socialismo de mercado à economia solidária. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 107-122, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.