A capoeira no eixo temático “Lutas” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

compreensão de docentes e metodologias de ensino na zona norte do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76082

Palavras-chave:

Capoeira, Lutas, BNCC, Metodologias de ensino, Educação Física

Resumo

Conforme os documentos formais de ensino, a capoeira – manifestação cultural brasileira de matrizes africanas – está presente no âmbito educacional brasileiro. Nesse sentido, esta proposta caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-exploratório, com o objetivo de diagnosticar como essa manifestação, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – eixo temático “Lutas”, vem sendo compreendida pelos/as docentes de Educação Física. Além disso, buscou-se identificar quais as metodologias de ensino da capoeira são aplicadas atualmente, com base no documento supracitado, especialmente no ambiente formal de ensino da cidade do Rio de Janeiro/RJ (Zona Norte). Para tanto, foram realizadas entrevistas com 39 docentes, em 26 escolas da região. Os dizeres foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo, em quatro eixos: 1) Capoeira e lutas na BNCC; 2) Capoeira e lutas – desenvolvimento de conteúdos e metodologias; 3) Capoeira e ações afirmativas; 4) Desafios no ensino da capoeira. Como resultados, percebeu-se haver conhecimento insuficiente sobre a BNCC, bem como a baixa aplicação da capoeira e diversas limitações no desenvolvimento desse conteúdo. Assim, espera-se contribuir para a compreensão do estado de ensino de “Lutas” e capoeira, além de impulsionar ações que impactarão na produção científica da área e na formação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abaeté Strino Dalto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Paulo César Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Lívia de Paula Machado Pasqua, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa "Laboratório Capoeira" na mesma instituição; coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto Educação Física na mesma instituição.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 9 out. 2024.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CASTRO JÚNIOR, L. V. Campos de visibilidade da capoeira baiana: as festas populares, as escolas de capoeira, o cinema e a arte (1955-1985). Brasília: Ministério do Esporte, 2010.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 2014.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 1-9, 2010. DOI 10.5016/1980-6574.2010v16n1p01. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n1p01. Acesso em: 9 dez. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.

NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007. DOI 10.22456/1982-8918.3567. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968. Acesso em: 8 out. 2024.

PASQUA, L. P. M. Capoeira e diáspora africana: uma interpretação sobre a manifestação dos floreios. 2020. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3047. Acesso em: 8 out. 2024.

PASQUA, L. P. M. O floreio na capoeira. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/40493419/UNIVERSIDADE_ESTADUAL_DE_CAMPINAS_FACULDADE_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_F%C3%8DSICA_L%C3%8DVIA_DE_PAULA_MACHADO_PASQUA_O_floreio_na_Capoeira. Acesso em: 29 set. 2025.

PASQUA, L. P. M.; HESS, C. M.; TOLEDO, E. A capoeira na Base Nacional Curricular (BNCC): uma reflexão de sua presença na unidade temática Luta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA, 10., 2017; SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 16., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. p. 1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29732. Acesso em: 8 out. 2024.

PASQUA, L. P. M.; TOLEDO, E. Aspectos pedagógicos para o ensino da capoeira: o floreio e sua relação com a diáspora africana. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 26, n. 3, p. 1-206, set./dez. 2022. DOI 10.51283/rc.v26i3.14813. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/14813. Acesso em: 3 out. 2024.

PASQUA, L. P. M.; TOLEDO, E. Diálogos entre a capoeira e a arte: sobre um corpo polissêmico. Capoeira – Revista de Humanidade e Letras, Santo Amaro, BA, v. 7, n. 2, p. 77-92, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357568461_DIALOGOS_ENTRE_A_CAPOEIRA_E_A_ARTE_SOBRE_UM_CORPO_POLISSEMICO. Acesso em: 29 set. 2025.

PEREIRA, C. C. D. A. et al. Lutas na escola: desafios didático-pedagógicos. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 10, p. 1-22, 2024. DOI 10.54033/cadpedv21n10-425. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/9999. Acesso em: 12 nov. 2024.

ROSA, C. F. Brazilian bodies and their choreographies of identification: swing nation. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2015.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.

SCHROEDER, A.; VIEIRA, J. R. L.; SILVA, M. C. P. Corpo, cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 538–555, maio/ago. 2017. DOI 10.5216/ia.v42i2.44066. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44066. Acesso em: 23 abr. 2025.

SILVA, E. G.; SILVA, L. M. M. 30 anos de coletivo de autores: um clássico à conjuntura atual. Revista Fluminense de Educação Física, Niterói, v. 4, n. 1, p. 1-24, maio 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/57827. Acesso em: 9 out. 2024.

SILVA, L. M. F. Propostas para o ensino da capoeira nas aulas de Educação Física: possibilidades pedagógicas e intervenções para a prática pedagógica. In: RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. (org.). O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 74-90.

SILVA, P. C. C. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de Educação Física escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446119. Acesso em: 29 set. 2025.

SO, M. R.; BETTI, M. Saberes docentes: o tema lutas no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. In: TOMMASIELLO, M. G. C. et al. (org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 1-12.

SO, M. R.; BETTI, M. Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 555-568, abr./jun. 2018. DOI 10.22456/1982-8918.70995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/70995. Acesso em: 8 out. 2024.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

DALTO, Abaeté Strino; SILVA, Paulo César Miranda da; PASQUA, Lívia de Paula Machado. A capoeira no eixo temático “Lutas” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): compreensão de docentes e metodologias de ensino na zona norte do Rio de Janeiro. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 89–109, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76082. Acesso em: 28 dez. 2025.