A capoeira no eixo temático “Lutas” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
compreensão de docentes e metodologias de ensino na zona norte do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76082Palavras-chave:
Capoeira, Lutas, BNCC, Metodologias de ensino, Educação FísicaResumo
Conforme os documentos formais de ensino, a capoeira – manifestação cultural brasileira de matrizes africanas – está presente no âmbito educacional brasileiro. Nesse sentido, esta proposta caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-exploratório, com o objetivo de diagnosticar como essa manifestação, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – eixo temático “Lutas”, vem sendo compreendida pelos/as docentes de Educação Física. Além disso, buscou-se identificar quais as metodologias de ensino da capoeira são aplicadas atualmente, com base no documento supracitado, especialmente no ambiente formal de ensino da cidade do Rio de Janeiro/RJ (Zona Norte). Para tanto, foram realizadas entrevistas com 39 docentes, em 26 escolas da região. Os dizeres foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo, em quatro eixos: 1) Capoeira e lutas na BNCC; 2) Capoeira e lutas – desenvolvimento de conteúdos e metodologias; 3) Capoeira e ações afirmativas; 4) Desafios no ensino da capoeira. Como resultados, percebeu-se haver conhecimento insuficiente sobre a BNCC, bem como a baixa aplicação da capoeira e diversas limitações no desenvolvimento desse conteúdo. Assim, espera-se contribuir para a compreensão do estado de ensino de “Lutas” e capoeira, além de impulsionar ações que impactarão na produção científica da área e na formação docente.
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