Extensão e comunicação
Núcleo Educação, Trabalho e Movimentos Sociais na Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-67341Palavras-chave:
Educação Popular, Labor, Movimentos Sociais Populares, Emancipação, TransformaçãoResumo
O objetivo do relato é sistematizar a experiência do Núcleo Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, da Universidade de Pernambuco, lançando luz sobre o próprio processo. A metodologia se orienta pela análise dialética, que consiste em analisar e compreender a realidade em relação ao todo, em processo histórico e, portanto, em movimento. Apoia-se na concepção de educação popular contemporânea, tendo em Paulo Freire a principal referência teórica. Como resultado, indica algumas categorias que expressam a realidade e o desejo do Núcleo, a saber: o diálogo, a participação, o estar e o aprender com, a consciência de classe, o sonho e a esperança. Como conclusão, aponta para um processo organizativo que assume a dimensão política da educação, tomando posição ao lado dos trabalhadores e dos movimentos populares, na luta por emancipação e transformação.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. Congresso aprova PLOA 2022 com mais de R$ 2,4 trilhões destinados ao pagamento da Dívida, 22 dez. 2021. Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/congresso-aprova-ploa-2022-com-mais-de-r-24-trilhoes-destinados-ao-pagamento-da-divida/#:~:text=Not%C3%ADcias-,Congresso%20aprova%20PLOA%202022%20com%20mais%20de%20R%24%202%2C4,destinados%20ao%20pagamento%20da%20D%C3%ADvida. Acesso em: 22 jun. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 10.252, de 20 de fevereiro de 2020. Aprova a Estrutura Regimental, o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10252.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.
BRUTSCHER, V. Educação e conhecimento em Paulo Freire. Passo Fundo: IFIBE: IPF, 2005.
BRUTSCHER, V. Discursos da educação popular contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. 2017. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9874/2/Arquivototal.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, P. Pacientes impacientes: Paulo Freire. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 32-45. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002b.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GOHN, M. G. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
JARA, H., O. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed. rev. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. (Série Monitoramento e Avaliação, 2). Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/oscar-jara-para-sistematizar-experic3aancias1.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.
LINS, L. T. Teorias sobre os movimentos sociais: projetos de sociedade em disputa. In: FIGUEIREDO, J. B. de A.; VERAS, C. I. M.; LINS, L. T. (org.). Educação popular e movimentos sociais: experiências e desafios. Fortaleza: Imprece, 2016.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Luis Claudio de Castro e Costa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Volmir José Brutscher, Ana Maria Sotero Pereira, Cleiton de Barros Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.