Extensão e comunicação
Núcleo Educação, Trabalho e Movimentos Sociais na Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-67341Palavras-chave:
Educação Popular, Labor, Movimentos Sociais Populares, Emancipação, TransformaçãoResumo
O objetivo do relato é sistematizar a experiência do Núcleo Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, da Universidade de Pernambuco, lançando luz sobre o próprio processo. A metodologia se orienta pela análise dialética, que consiste em analisar e compreender a realidade em relação ao todo, em processo histórico e, portanto, em movimento. Apoia-se na concepção de educação popular contemporânea, tendo em Paulo Freire a principal referência teórica. Como resultado, indica algumas categorias que expressam a realidade e o desejo do Núcleo, a saber: o diálogo, a participação, o estar e o aprender com, a consciência de classe, o sonho e a esperança. Como conclusão, aponta para um processo organizativo que assume a dimensão política da educação, tomando posição ao lado dos trabalhadores e dos movimentos populares, na luta por emancipação e transformação.
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