Incertezas em tempos de pandemia

uma reflexão sobre a Educação Popular em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56012

Palavras-chave:

Educação em saúde, Pandemias, Participação da comunidade

Resumo

Apresenta-se uma reflexão a respeito dos sentidos e possibilidades do “popular” nas práticas de educação em saúde, considerando a atual conjuntura de incertezas sociais e político-econômicas agravadas pela incidência da pandemia por Covid-19 no Brasil. Discute-se brevemente o uso do qualificativo “popular” na relação entre profissionais de saúde, serviços, academia e população, e destaca-se o contexto relativo aos modos de viver das classes populares na conjuntura de pandemia. Conclui-se em favor da importância da educação popular para uma contextualização das novas condições da vida humana.

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Biografia do Autor

Helena Maria Scherlowski Leal David, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil com estágio pós-doutoral na University of Alberta, Canadá; professora titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO.

Grasiele Nespoli, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO.

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil com estágio pós-doutoral na mesma instituição; bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-Capes); integrante do GT EPS/ABRASCO.

Referências

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

DAVID, H. M. S. L. .; NESPOLI, G. .; LEMÕES, M. A. M. . Incertezas em tempos de pandemia: uma reflexão sobre a Educação Popular em Saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 259–267, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56012. Acesso em: 24 nov. 2024.

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