Educação do campo e o acesso à educação superior
desafios do contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art03Palavras-chave:
Educação do Campo, Políticas Públicas, Instituição de Ensino SuperiorResumo
Este texto trata da Educação do Campo, de maneira específica, de políticas e programas voltados à educação superior para as populações do campo, realçando a formação de professores/as do campo. Coloca-se a questão a partir de movimentos ocorridos na sociedade, destacando as lutas de movimentos populares frente à conquista dessa modalidade de educação, suas especificidades e tensões nos últimos vinte anos. Metodologicamente, parte-se de estudos teóricos da Educação do Campo e da inserção direta das autoras nessa modalidade de educação em Universidades, com o desenvolvimento de pesquisas participantes. Destaca-se que é preciso lutar pelas políticas públicas, bem como, programas e convênios entre Estado e Instituições de Ensino Superior em vista de não retroceder ou estagnar completamente na conjuntura atual. Além disso, mostra que a Educação do Campo continua sendo um desafio para os profissionais que atuam na zona rural, para os movimentos populares e sindicais e para as universidades que realizam formação de professores/as.
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