Educação do campo e o acesso à educação superior

desafios do contexto atual

Autores

  • Patricia Rutz Bierhals Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal de Rondônia
  • Catiane Cinelli Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art03

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Este texto trata da Educação do Campo, de maneira específica, de políticas e programas voltados à educação superior para as populações do campo, realçando a formação de professores/as do campo. Coloca-se a questão a partir de movimentos ocorridos na sociedade, destacando as lutas de movimentos populares frente à conquista dessa modalidade de educação, suas especificidades e tensões nos últimos vinte anos. Metodologicamente, parte-se de estudos teóricos da Educação do Campo e da inserção direta das autoras nessa modalidade de educação em Universidades, com o desenvolvimento de pesquisas participantes. Destaca-se que é preciso lutar pelas políticas públicas, bem como, programas e convênios entre Estado e Instituições de Ensino Superior em vista de não retroceder ou estagnar completamente na conjuntura atual. Além disso, mostra que a Educação do Campo continua sendo um desafio para os profissionais que atuam na zona rural, para os movimentos populares e sindicais e para as universidades que realizam formação de professores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rutz Bierhals, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil.

Catiane Cinelli, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Referências

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 336 p.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 216 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.439, de 20 de desembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 36, de 4 de dezembro de 2001. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 mar. 2002. Seção 1, p. 11.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 jul. 2015. Seção 1, p. 8-12.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 6, de 17 de março de 2009. Estabelece as orientações e diretrizes para a operacionalização da assistência financeira suplementar aos projetos educacionais que promovam o acesso e a permanência na universidade de estudantes de baixa renda e grupos socialmente discriminados. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/res06_17032009.pdf>. Acesso em 19 fev. 2018.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do campo: marcos normativos. Brasília, DF: SECADI, 2012. 96 p.

______. Relatório da II Pesquisa Nacional Sobre Educação na Reforma Agrária. Brasília: Incra; Pronera; Ipea; Unesp, 2015. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150618_relatorio_ii_pesquisa%20nacional.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2018.

CALAZANS, M. J. C. Para compreender a educação do estado no meio rural: traços de uma trajetória. In: THERRIEN, J.; DAMASCENO, M. N. (Coord.). Educação e escola no campo. São Paulo: Papirus, 1993. p. 15-40.

CALDART, R. Pedagogia do movimento sem terra. São Paulo: Expressão Popular, 2001. 439 p.

______. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257-264.

______. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 256 p.

FRIGOTTO, G. Desafios históricos e atuais da educação dos trabalhadores. In: PALUDO, C. (Org.). Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Pelotas: Editora da UFPel, 2014. 203 p.

GHEDIN, E. Perspectivas sobre a identidade do educador do campo. In: _____. (Org.). Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 25-60.

KUENZER, A. Z. Educação e trabalho: a construção de saberes contemporâneos. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2., 2002, Porto Alegre. Caderno Pedagógico. p. 14-29.

LEITE, D. Identidades da universidade brasileira e os efeitos da globalização. In: BRAGA, A. M. S. (Org.). Inovação e avaliação na universidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. p. 17-39.

LEHER, R. Movimentos sociais, padrão de acumulação e crise da universidade. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Editora da UFSC, 2015.

_____. Para silenciar os campi. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 867-891, out. 2004.

LEHER, R.; VITTORIA, P.; MOTTA, V. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 9, n. 1. p. 14-24, 2017.

MOLINA, M. C. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista: Curitiba. n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 25 p. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, 5).

FERNANDES, L. Governo Temer promove o desmonte da educação do campo. 2017. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2017/09/19/governo-temer-promove-o-desmonte-da-educacao-no-campo.html>. Acesso em: 10 maio 2018.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003. 527 p.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 224 p.

RISTOFF, D.; BIANCHETTI. L. A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional. Revista Avaliação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 787-824, nov. 2012. Doi: <https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300010>.

RIBEIRO, M. Movimento camponês trabalho e educação. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 455 p.

ROSSATO, E. Modelos da universidade brasileira (1920-1968). Santa Maria: Biblos, 2008. 128 p.

SANTOS, A. V. dos; ALMEIDA, L. S. C. de. Perspectivas curriculares para a educação no campo: algumas aproximações para a construção do currículo da escola dos que vivem no e do campo. In: GHEDIN, E. (Org.). Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 137-156.

SANTOS, C. A. dos (Org.). Por uma educação do campo: campo, políticas públicas e educação. Brasília, DF: Incra; MDA, 2008. 109 p.

SOUZA, M. A. de. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1.089-1.111, set./dez. 2008.

TAFFAREL, C. N. Z.; MOLINA, M. C. Política educacional e educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 569-575.

TOZZI, V. Dois anos de “desgoverno” de Temer. 2017. Disponível em: <http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=12886&mt=1&nw=1>. Acesso em: 10 maio 2018.

Downloads

Publicado

03-10-2018

Como Citar

BIERHALS, P. R.; CONTE, I. I.; CINELLI, C. Educação do campo e o acesso à educação superior : desafios do contexto atual. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 35–50, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40799. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)