Educação do campo no estado de Rondônia

uma revisão bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73424

Palabras clave:

Pedagogia da alternância, Movimentos sociais, Escola família-agrícola, Educação do campo

Resumen

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche na Facultad de Filosofía y Letras na Universidade Nacional Autónoma do México; professora no Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Rondônia, campus de Ji-Paraná.

Edivânia de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, Brasil; voluntária no Projeto de Pesquisa "Educação no Campo do Estado de Rondônia" e participante do Grupo de Pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Formação Docente.

Citas

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 01/2002, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica das escolas do campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf. Acesso em: 28 ago. 2024.

CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (org.). Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. p. 67-86.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 103-126.

CAMPOS, L. R. M. et al. A revisão bibliográfica e a pesquisa bibliográfica numa análise qualitativa. Cadernos da Fucamp, Minas Gerais, v. 22, n. 57, p. 96-110, 2023. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3042. Acesso em: 1º maio 2023.

FERNADES, B. M. Educação do campo e território camponês no Brasil. In: SANTOS, C. A. Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. p. 39-66.

FOERSTE, E.; SCHUTZ-FOERSTE, G. M.; MERLER, A. Educação do campo e culturas: uma discussão sobre pedagogias alternativas. Visioni Latinoamericane, Trieste, n. 8, p. 30-41, 2013. Disponível em: https://www.openstarts.units.it/server/api/core/bitstreams/45bd8360-05e6-4188-80b4-08ce247c8c5a/content. Acesso em: 23 jun. 2024.

GARCIA, E. Pesquisa bibliográfica versus revisão bibliográfica: uma discussão necessária. Línguas e Letras, Cascavel, v. 17, n. 35, p. 291-294, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/13193. Acesso em: 3 abr. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Lei nº 3.846, de 4 de julho de 2016. Institui o Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e dá outras providências. Rondônia, 2016. Disponível em: https://sapl.al.ro.leg.br/norma/7574. Acesso em: 28 ago. 2024.

MOLINA, M. C. CPC 2: formação e trabalho docente na escola do campo. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 26-35.

SÁ, L. M.; MOLINA, M. C. Políticas de educação superior no Campo. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 74-82.

SANTOS, R. B. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 110-224, out./dez. 2017. DOI 10.12957/teias.2017.24758. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/tei/v18n51/1518-5370-tei-18-51-0210.pdf. Acesso em: 23 jun. 2024.

SOUZA, M. M. Imperialismo e educação do campo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

VALADÃO, A. D. A pedagogia da alternância sob a perspectiva dos estudantes da Efa-Itapirema de Ji-Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Rondônia, 2011. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2001. Acesso em: 28 ago. 2024.

VALADÃO, A. D.; BACKES, J. L. B. A educação do campo em Ji-Paraná, RO: a mesmidade e a interdição de identidades camponesas. Interações, Campo Grande, v. 19, n. 2, p. 277-290, abr./jun. 2018. DOI 10.20435/inter.v19i2.1597. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/TYJzrLQj9jm7vf3rxLB9HQw/. Acesso em: 28 ago. 2024.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

CONTE, I. I.; SOUZA, E. de. Educação do campo no estado de Rondônia: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 521–539, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73424. Acesso em: 21 nov. 2024.