Extelar

uma metodologia dialética de produção de conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71933

Palabras clave:

Extelar, Metodologia, Dialética

Resumen

Os grupos de pesquisa, vinculados ou não à institucionalidade, objetivam uma efetiva produção de conhecimento em algum campo específico e em um certo tempo. Incentivam o aprofundamento das escolhas epistemológicas dos membros participantes e, necessariamente, enfatizam ou desenvolvem uma ou várias metodologias, acompanhadas de métodos e técnicas para levarem a cabo os desafios da produção teórica e material. Então, cabe a pergunta: que metodologia(as) há nas ações de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) que podem constituir a sua marca? A resposta é que há uma metodologia específica no desenvolvimento das atividades, orientada pelas categorias teóricas: movimento, contradição e crítica, na busca dialética de avanços civilizatórios à sociedade. A partir das ações práticas e estudos teóricos do grupo, este texto objetiva apresentar e especificar essa metodologia e refletir sobre seus componentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Volmir José Brutscher, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, Brasil; professor na Universidade de Pernambuco, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/CNPq).

José Francisco de Melo Neto, Universidade Federal da Paraiba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; fundador do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB/CNPq).

Citas

BRUTSCHER, V. J. Educação e conhecimento em Paulo Freire. Passo Fundo: IFIBE; IPF, 2005.

CARDOSO, M. L. Para uma leitura do método de Karl Marx – Anotações sobre a “Introdução” de 1857. Cadernos ICHF, Niterói, n. 30, 1990. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/cadernosdoichf/issue/view/EP30. Acesso em: 21 mar. 2024.

CARNEIRO, G. M. S.; CESARINO, H.; MELO NETO, J. F. Dialética. João Pessoa: Editora da UFPB, 2003.

DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores v. 15).

EXTELAR. Carta de Princípios. João Pessoa: Centro de Educação UFPB, 1999.

FELIPE, S.P.; MELO NETO, J. F. Saber popular e saber científico. In: MELO NETO, J. F.; CRUZ, P. S. C. (org.). Extensão popular, educação e pesquisa. João Pessoa: CCTA, 2017.

GADAMER, H. G. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: WMF, 2012.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Menezes. Petrópolis: Vozes, 2002.

KAUFMANN, J. C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

LEIBNIZ, G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1990.

MARX, K. Para a crítica da economia política. Tradução de Edgard Malagodi. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Luis Claudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MELO NETO, J. F. Diálogo em educação: Platão, Habermas e Freire. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

OLIVEIRA, A. F. et al. (org.). Educação popular: autoras e autores da Paraíba. João Pessoa: CCTA, 2020.

PINTO, J. B. G.; ARRAZOLA, S. D.; THIOLLENT, M. J. M. (org.). Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação. Belém: UFPA, 2014.

PLATÃO. Os pensadores: Diálogos: O Banquete – Fédon – sofista – Político. Tradução de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

POPPER, K. R. A lógica da investigação científica. Tradução de Pablo Ruben Mariconda e Paulo de Almeida. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

BRUTSCHER, V. J.; MELO NETO, J. F. de. Extelar: uma metodologia dialética de produção de conhecimento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71933. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a