Pensar a docência em espaços dialógicos críticos

reflexões a partir das leituras de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-68824

Palabras clave:

Educação popular, Diálogo, Outros espaços formativos

Resumen

O presente relato comunica experiências constituídas nos debates que ocorreram no “Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire”, um evento itinerante que acontece no Rio Grande do Sul. Com periodicidade anual, ele se divide em círculos temáticos nos quais são discutidas questões pertinentes à educação das classes populares. Neste relato, discute-se a docência e os desafios dela, além das possibilidades existentes a partir de um viés popular. É preciso sensibilizarmo-nos de que a docência deve ser discutida de maneira crítica e radical a partir dos diferentes lugares ocupados pelos sujeitos. A universidade pode ser um desses locais, no momento em que efetiva a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a criar espaços para que o diálogo, com as demandas, sobretudo das classes populares, aconteça, e que outros projetos de sociabilidade e formação humana sejam gestados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evandro de Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; técnico administrativo em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Campus Santo Augusto, Rio Grande do Sul, Brasil.

Márcia Adriana Rosmann,  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Campus Santo Augusto, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto, Portugal; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Campus Santo Augusto, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.

TROMBETTA, S. Alteridade. In: STRECK, D; REDIN, E; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 34-35.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

GODOI, E. de; ROSMANN, M. A.; BENVENUTTI, L. M. P. Pensar a docência em espaços dialógicos críticos: reflexões a partir das leituras de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 248–257, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-68824. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68824. Acesso em: 22 jul. 2024.