Pensar a docência em espaços dialógicos críticos
reflexões a partir das leituras de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-68824Palabras clave:
Educação popular, Diálogo, Outros espaços formativosResumen
O presente relato comunica experiências constituídas nos debates que ocorreram no “Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire”, um evento itinerante que acontece no Rio Grande do Sul. Com periodicidade anual, ele se divide em círculos temáticos nos quais são discutidas questões pertinentes à educação das classes populares. Neste relato, discute-se a docência e os desafios dela, além das possibilidades existentes a partir de um viés popular. É preciso sensibilizarmo-nos de que a docência deve ser discutida de maneira crítica e radical a partir dos diferentes lugares ocupados pelos sujeitos. A universidade pode ser um desses locais, no momento em que efetiva a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a criar espaços para que o diálogo, com as demandas, sobretudo das classes populares, aconteça, e que outros projetos de sociabilidade e formação humana sejam gestados.
Descargas
Citas
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.
TROMBETTA, S. Alteridade. In: STRECK, D; REDIN, E; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 34-35.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Evandro de Godoi, Márcia Adriana Rosmann, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.