Educação popular e movimentos sociais

possibilidades de relações democráticas

Autores/as

  • Milton César Gerhardt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Walter Frantz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46367

Palabras clave:

Democracia, Consciência crítica, Educação Popular

Resumen

O presente artigo decorre de leituras, reflexões e debates, no âmbito de pesquisa sobre iniciativas de organização popular por direitos, participação democrática e educação em movimentos sociais de resistência. O direito de escolha com a participação de todo cidadão na vida social é fruto de movimentos, por vezes, de resistência. Trata-se de movimentos de reação que nascem de políticas restritivas a uma sociedade mais justa e igualitária. No seio dessas experiências, constituem-se possibilidades de ações educativas de processos de democratização. Como processos sociais, esses movimentos instauram possibilidades de participação, de criatividade, de protagonismo. Neste texto, propõe-se refletir, especialmente, sobre educação popular e sua relação com a democracia, a partir desses movimentos como experiências políticas de educação. Busca-se vislumbrar possíveis alternativas de ação aos movimentos sociais atuantes e resistentes a interesses de projetos do capital, a partir da educação popular. A partir disso, vislumbra-se a possibilidade de inserir e integrar novas práticas educacionais/sociais que ousem ser democráticas na sua própria concepção, pois existe a necessidade de se aprofundar experiências que façam frente às resistências numa perspectiva de melhorar os processos sociais de representatividade e participação popular.

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Biografía del autor/a

Milton César Gerhardt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências por na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; professor da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, Brasil.

Walter Frantz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Educativas: Sociologia, Pedagogia e Ciências Políticas pela Universidade de Münster, Alemanha; professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

GERHARDT, M. C.; FRANTZ, W. Educação popular e movimentos sociais: possibilidades de relações democráticas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 92–104, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-46367. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46367. Acesso em: 18 dic. 2024.