Análise de um programa de formação continuada de educadores

Autores/as

  • Jacyara de Oliveira Vanini Universidade do Vale do Itajaí
  • Tatiani de Oliveira Slesaczek Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Silva Fontanele Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniela Pilot Franciozi

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art08

Palabras clave:

Educador, Inclusão Educacional, Educação Continuada.

Resumen

A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacyara de Oliveira Vanini, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação Científica (ProBIC).

Tatiani de Oliveira Slesaczek, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. E

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal; professora titular na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Rafael Silva Fontanele, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Saúde e Gestão do Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; professor na mesma instituição.

Daniela Pilot Franciozi

Especialista em Fisioterapia em Neurologia pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Rio de Janeiro, Brasil; fisioterapeuta na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina,

Citas

BANDIM, J. M. Autismo: uma abordagem prática. Recife: Bagaço, 2010. 93 p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 225 p.

BARROS, A. Alunos com deficiência nas escolas regulares: limites de um discurso. Saúde soc. [online], São Paulo, v. 14, p. 119-133, 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902005000300008.

BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B. Objeto virtual de aprendizagem incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online], Marília, v. 2, n. 20, p. 223-234, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200006.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2008.

______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Brasília, DF: MEC/INEP, 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, MEC/SASE, 2014.

______. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2017.

______. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192>. Acesso em: 11 jul. 2017.

BRIANT, M. E. P.; OLIVER, F. C. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, p. 141-154, 2012. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/37517496.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

CARVALHO-FREITAS, M. N. et al. Características psicossociais do contato inicial com alunos com deficiência. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 211-220, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/psoc/v27n1/1807-0310-psoc-27-01-00211.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

CAVALCANTE, M. S. A.; JIMÉNEZ, L. O. O processo da educação inclusiva na rede regular de ensino nas escolas municipais de 1º ao 5º ano de Tupanatinga/PE, Brasil. Interscienceplace: Revista Científica Internacional, Asunción, v. 16, n. 1, p. 86-173, mar. 2017.

CHESANI, F. H. et al. A contribuição da fisioterapia na formação do professor de ensino regular na educação inclusiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p.85-96, jun. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/REP-v14n12015-art07.

CHESANI, F.; SAUPE, R. Investigation and reflection of educators on their practical experiences of the process of school inclusion. Journal Of Nursing UFPE On Line, Recife, v. 5, n. 7, p. 1.596-1.604, 2011. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v5i7a6904p1596-1604-2011.

CRUZ, G. C. et al. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. rev. [online], Curitiba, n. 42, p. 229-243, out./dez. 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500015.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 254 p.

FUMEGALLI, R. C. A. Inclusão escolar: o desafio de uma educação para todos? 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.

GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991. 175 p.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online], Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Comunicações, Piracicaba, v. 10, n. 1, p. 134-142, 2003. Doi: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v10n1p134-142.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. O papel da universidade no contexto da política de educação inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2095.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 10 n. 2, p. 37-46, jan./jun. 2017.

MELO, F. R. L. V.; MARTINS, L. D. A. R. Acolhendo e atuando com alunos que apresentam paralisia cerebral na classe regular: a organização da escola. Rev. bras. educ. espec. [online], Bauru, v. 13, n. 1, p. 111-130, 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000100008.

NOGUEIRA, A.; MAIA, M. N.; FARIAS, M. R. Acessibilidade no ambiente escolar como forma de inclusão social. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 4, n. 2, jul./dez., 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v4i2.1418.

PAULINO, W. M. S. et al. Conhecendo o autismo no contexto da inclusão escolar como recurso de acolhimento a diversidade. 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA14_ID2629_22072015233335.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

PEDROZA, R. L. S. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal In: DESSEN, M. A.; MACIEL, D. A. (Org.). A ciência do desenvolvimento humano, desafios para a psicologia e a educação, Curitiba: Juará, 2014. p. 299-325.

ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. bras. educ. espec. [online], Bauru, v. 20, n. 3, p. 341-356, 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000300003.

SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicol. estud. [online], Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, maio-ago. 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009.

SANTOS, C. L. S. C. et al. Conhecendo o autismo no contexto da inclusão social: na flexibilidade curricular e métodos pedagógicos. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/3Vd0Ge>. Acesso em: 15 fev. 2018.

SILVA, C. C. B.; MOLERO, E. S. S.; ROMAN, M. D. A interface entre saúde e educação: percepções de educadores sobre educação inclusiva. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 109-115, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201934.

VIANNA, C. P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, S. C. (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013. p. 159-180.

VITALIANO, C. R. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Rev. bras. educ. espec. [online], Marília, v. 13, n. 3, p. 399-414, 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300007.

Publicado

2019-01-15

Cómo citar

DE OLIVEIRA VANINI, J.; DE OLIVEIRA SLESACZEK, T.; HERMES CHESANI, F.; SILVA FONTANELE, R.; PILOT FRANCIOZI, D. Análise de um programa de formação continuada de educadores. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 117–128, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540. Acesso em: 22 jul. 2024.