Análise de um programa de formação continuada de educadores

Authors

  • Jacyara de Oliveira Vanini Universidade do Vale do Itajaí
  • Tatiani de Oliveira Slesaczek Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Silva Fontanele Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniela Pilot Franciozi

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art08

Keywords:

Educator, Educational Inclusion, Continuing Education

Abstract

A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jacyara de Oliveira Vanini, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação Científica (ProBIC).

Tatiani de Oliveira Slesaczek, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. E

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal; professora titular na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Rafael Silva Fontanele, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Saúde e Gestão do Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; professor na mesma instituição.

Daniela Pilot Franciozi

Especialista em Fisioterapia em Neurologia pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Rio de Janeiro, Brasil; fisioterapeuta na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina,

References

BANDIM, J. M. Autismo: uma abordagem prática. Recife: Bagaço, 2010. 93 p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 225 p.

BARROS, A. Alunos com deficiência nas escolas regulares: limites de um discurso. Saúde soc. [online], São Paulo, v. 14, p. 119-133, 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902005000300008.

BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B. Objeto virtual de aprendizagem incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online], Marília, v. 2, n. 20, p. 223-234, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200006.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2008.

______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Brasília, DF: MEC/INEP, 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, MEC/SASE, 2014.

______. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2017.

______. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192>. Acesso em: 11 jul. 2017.

BRIANT, M. E. P.; OLIVER, F. C. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, p. 141-154, 2012. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/37517496.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

CARVALHO-FREITAS, M. N. et al. Características psicossociais do contato inicial com alunos com deficiência. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 211-220, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/psoc/v27n1/1807-0310-psoc-27-01-00211.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

CAVALCANTE, M. S. A.; JIMÉNEZ, L. O. O processo da educação inclusiva na rede regular de ensino nas escolas municipais de 1º ao 5º ano de Tupanatinga/PE, Brasil. Interscienceplace: Revista Científica Internacional, Asunción, v. 16, n. 1, p. 86-173, mar. 2017.

CHESANI, F. H. et al. A contribuição da fisioterapia na formação do professor de ensino regular na educação inclusiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p.85-96, jun. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/REP-v14n12015-art07.

CHESANI, F.; SAUPE, R. Investigation and reflection of educators on their practical experiences of the process of school inclusion. Journal Of Nursing UFPE On Line, Recife, v. 5, n. 7, p. 1.596-1.604, 2011. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v5i7a6904p1596-1604-2011.

CRUZ, G. C. et al. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. rev. [online], Curitiba, n. 42, p. 229-243, out./dez. 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500015.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 254 p.

FUMEGALLI, R. C. A. Inclusão escolar: o desafio de uma educação para todos? 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.

GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991. 175 p.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online], Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Comunicações, Piracicaba, v. 10, n. 1, p. 134-142, 2003. Doi: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v10n1p134-142.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. O papel da universidade no contexto da política de educação inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2095.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 10 n. 2, p. 37-46, jan./jun. 2017.

MELO, F. R. L. V.; MARTINS, L. D. A. R. Acolhendo e atuando com alunos que apresentam paralisia cerebral na classe regular: a organização da escola. Rev. bras. educ. espec. [online], Bauru, v. 13, n. 1, p. 111-130, 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000100008.

NOGUEIRA, A.; MAIA, M. N.; FARIAS, M. R. Acessibilidade no ambiente escolar como forma de inclusão social. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 4, n. 2, jul./dez., 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v4i2.1418.

PAULINO, W. M. S. et al. Conhecendo o autismo no contexto da inclusão escolar como recurso de acolhimento a diversidade. 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA14_ID2629_22072015233335.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

PEDROZA, R. L. S. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal In: DESSEN, M. A.; MACIEL, D. A. (Org.). A ciência do desenvolvimento humano, desafios para a psicologia e a educação, Curitiba: Juará, 2014. p. 299-325.

ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. bras. educ. espec. [online], Bauru, v. 20, n. 3, p. 341-356, 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000300003.

SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicol. estud. [online], Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, maio-ago. 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009.

SANTOS, C. L. S. C. et al. Conhecendo o autismo no contexto da inclusão social: na flexibilidade curricular e métodos pedagógicos. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/3Vd0Ge>. Acesso em: 15 fev. 2018.

SILVA, C. C. B.; MOLERO, E. S. S.; ROMAN, M. D. A interface entre saúde e educação: percepções de educadores sobre educação inclusiva. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 109-115, 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201934.

VIANNA, C. P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, S. C. (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013. p. 159-180.

VITALIANO, C. R. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Rev. bras. educ. espec. [online], Marília, v. 13, n. 3, p. 399-414, 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300007.

Published

2019-01-15

How to Cite

DE OLIVEIRA VANINI, J.; DE OLIVEIRA SLESACZEK, T.; HERMES CHESANI, F.; SILVA FONTANELE, R.; PILOT FRANCIOZI, D. Análise de um programa de formação continuada de educadores. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 117–128, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540. Acesso em: 22 nov. 2024.